Notícias

Última semana para visitação de três exposições de curta duração do Museu Histórico Abílio Barreto

Última semana para visitar as atuais três exposições de curta duração no Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), que ficam em cartaz até o dia 13 de setembro. Dentre elas estão “A cidade dos olhos, a cidade do corpo, a cidade das ideias”, que apresenta ao público o resultado do trabalho conjunto entre o Museu e a Escola Livre de Artes; o “Lampião”, que integra o projeto Peça em Destaque; e a tela “BH Cem Anos” de autoria de Aroldo Paiva, na Pinanoteca do MHAB. As mostras são gratuitas e podem ser visitadas, sexta, sábado e domingo, das 10h às 17h, e na quinta-feira, das 10h às 21h.

 

A mostra traz ao Museu não só a produção artística, resultante dos processos formativos da escola, mas também uma proposta de reflexão sobre os mesmos e a sua inserção na cidade e seus espaços de representação simbólica. Ela pode ser vista no Foyer térreo do Edifício-sede. Já o projeto “Peça em Destaque”, instalado no espaço do mezanino, busca contar pequenas histórias ou interpretações que possibilitem ampla compreensão de determinado tema, ampliando as possibilidades de exposição do acervo do Museu.

 

O projeto recebe desde maio o “Lampião”, peça de origem belga datada de fins do século XIX. Fundido em metal, o objeto foi doado ao MHAB, em 1992, pela família de Raul Tassini. Segundo os doadores, o utensílio foi utilizado por Aarão Reis, engenheiro-chefe da Comissão Construtora da Nova Capital. A “Pinacoteca MHAB” recebe a tela “BH Cem Anos”, de autoria de Aroldo Paiva, obra doada ao MHAB em 1996. A pintura retrata o Arraial do Curral del Rei e a cidade de Belo Horizonte em diversos momentos, ao longo das décadas. 

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.