Notícias

FESTIVAL “CIRCUITO DE PARQUES” CHEGA A SUA TERCEIRA EDIÇÃO E TRAZ INTENSA PROGRAMAÇÃO CULTURAL PARA BH COM ATRAÇÕES INTERNACIONAIS

CIRCUITO GRATUITO TEM INÍCIO DIA 10 DE SETEMBRO NO PARQUE MARCOS MAZZONI E CONVIDA A POPULAÇÃO A OCUPAR OS PARQUES PÚBLICOS DA CAPITAL MINEIRA

#OcupeOParque - “onde a cultura encontra a natureza e o público encontra o parque!”. Este é um dos principais motivadores que levaram à criação do Festival Circuito de Parques – Música, Bike & Meio Ambiente. O projeto chega a sua terceira edição e já tem duas datas confirmadas para 2017: 10 de setembro e 08 de outubro. No domingo, 10 de setembro, o projeto traz intensa programação artística com duas atrações internacionais: a mexicana Zaira Franco e a orquestra folk chilena Ensamble Transatlántico. O evento será no Parque Marcos Mazzoni, no bairro Cidade Nova, a partir das 9h, com entrada gratuita.

O Festival "Circuito de Parques – Música, Bike & Meio Ambiente” é um evento Carbon Free, que usa o conceito de compensação de carbono, controlando para que as emissões de gás carbônico decorrentes dos eventos sejam equilibradas por meio do plantio de árvores nativas na Amazônia e na Serra da Cantareira. Além de incentivar o cuidado com o meio ambiente, o circuito traz uma intensa programação cultural. Atividades infantis com mágicos, palhaços e oficinas circenses, oficinas de musicalização e literatura, contação de história, palestras, rodas de conversa e espetáculos musicais.

ATRAÇÕES

A cantora mexicana Zaira Franco traz as canções do seu primeiro disco “Tumbalá”, no qual combina os elementos que definem sua identidade: México, a música e a literatura com canções de sua autoria inspirada por grandes escritores como Jaime Sabines e Octavio Paz. As canções reafirmam sua preocupação com o conteúdo e a qualidade. Além de definir sua liberdade, versatilidade e ecletismo.

A orquestra folk chilena Ensamble Transatlántico, com 21 integrantes, é um projeto criado em 2012 por Ernesto Calderón e Gianela Machuca, dedicado a interpretar composições originais baseadas em ritmos tradicionais como Huayno, a Cueca, Mapuche e Rapa Nui. O grupo já se apresentou em países como Escócia, Inglaterra, Bélgica, Espanha, República Checa, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Estados Unidos e Índia.

A Companhia Primitiva de Arte Negra, fundada em 1989 pelo diretor e coreógrafo Mestre João Angoleiro, realizaespetáculos segundo os ensinamentos das tradições afro-brasileiras, interligando movimentos ancestrais com canto e percussão. Os rituais usados são tradicionais do afro brasileiro e africano, seguindo os ritmos Congo, Ijexá, Barravento eGuaguango.

SOBRE O CIRCUITO

edição do Festival Circuito de Parques terá três etapas. No dia 10 de Setembro no Parque Marcos Mazzoni na Cidade Nova, 08 de outubro no Parque Aggeo Pio Sobrinho no Buritis e 21 de Janeiro no Parque da Gruta Peter Lund em Cordisburgo. Tem como foco principal promover uma política de ocupação cultural dos parques públicos e difundir e desenvolver o potencial artístico cultural de Minas Gerais. Também incentiva a preservação do meio ambiente e a mobilidade urbana através do uso de veículos não poluentes. Os locais contam com bicicletário.

“Belo Horizonte tem 74 parques, mas são poucas as pessoas que sabem onde e quando visitá-los. Alguns parques contam com nascentes, lagos, área de preservação e também ótimos espaços de convivência para picnics, brincadeiras e atividades esportivas. É muito importante levar a população para conhecer, ocupar e preservar estes espaços públicos”, conta Eugênio de Castro, músico e produtor cultural, idealizador do projeto, que é realizado pela QUAE – Agência de Música, tem patrocínio da Claro e recursos da Lei Estadual de Incentivo a Cultura de Minas Gerais.

PROGRAMAÇÃO

9h – Abertura com Palhaços e pernas de pau

9h às 10h – Oficinas de musicalização infantil para bebês

10h às 14h – Brincadeiras de antigamente

09h30 às 10h30 – Alongamento e oficina de Danças Urbanas

09h30 às 10h – Alessandra Visentin conta o Fantástico Arroz de Filomena (Aletria)

10h às 11h – Bate-papo com Sophia Comelli, autora do livro O Fantástico Arroz de Filomena. Tema: Sou criança e escrevo livros.

11h às 12h – Apresentação Circense do Palhaço Bambulino

10h às 14h – Oficina Biólogos Malucos

11h30h às 12h30h – Oficina de Palhaço

12h às 14h30 – Oficina de musicalização infantil

12h às 14hs – Grupo de Choro “Os Bemóis” (Pça de alimentação)

13h às 15h – Oficina Pequeno Menestrel

14h às 15h – Espetáculo de Dança (Cia. Primitiva de Arte Negra)

14h às 15h – Roda de conversa Reciclagem: coleta seletiva e sua variedade como alternativa sustentável.

15:30 às 16:30hs - Show Ensamble Transatlántico (Chile)

16h30 às 17h30 - Show Zaira Franco (México)

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.