Notícias

Memorial vale recebe bate-papo relacionado à exposição fotográfica “13 vezes fit”

Iniciativa é do projeto Ideografias e será realizado dia 15 de setembro (sábado), às 10h30. Edição é fruto de parceria com o Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte

A exposição fotográfica “13 vezes FIT” será pauta de encontro gratuito entre o público, o curador da mostra, Guto Muniz, e a mestre em Ciências Sociais e especialista em Arte-Educação, Glória Reis, na manhã do dia 15 de setembro (sábado), no Memorial Minas Gerais Vale. Além de questões técnicas e discussões estéticas sobre a mostra, os convidados também trazem à tona neste bate-papo a potência documental da fotografia como fonte de pesquisa, espaço de registro e lugar de memória. A iniciativa é do projeto Ideografias, em parceria com a 14ª edição do Festival Internacional de Teatro de Palco e Rua de BH. O encontro terá início às 10h30, com entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.

Em cartaz no Memorial Vale, “13 vezes FIT” apresenta fotos das coberturas oficiais das 13 edições do FIT BH, realizadas de 1994 a 2016. O trabalho é apresentado ao público às vésperas do início da 14ª edição, programada para o período de 13 a 23 de setembro deste ano. A exposição registra imagens capturadas pelos fotógrafos Daniel Protzner, Eugênio Sávio, Fredy Antoniazzi, Glenio Campregher, Marco Aurélio Prates, Nereu Jr. e Samuel Mendes, além dos curadores Guto Muniz e Kika Antunes. Entre outras questões, o encontro do projeto Ideografias ainda deve tratar do Festival como fonte de conhecimento e divulgação do fazer teatral e seus modos de produção; como ação que fomenta propostas estéticas variadas, gera novos campos de trabalho e instiga a criação de grupos teatrais, além de ressignificar diversos espaços da cidade.

 

Além de imagens que marcaram o maior festival das artes cênicas de Minas Gerais, a exposição relembra momentos importantes da história da fotografia, como a transição do filme para o mundo digital, além da fotografia colorida que começava a ocupar aos poucos as páginas dos jornais. Se foi um desafio para o fotógrafo Eugênio Sávio, único responsável pela cobertura de 1994, não foi diferente para Guto Muniz, responsável direto pela cobertura de todas as doze edições que se sucederam, e para os fotógrafos convidados por ele para integrarem a equipe de cobertura. Tais convites não tinham em sua premissa básica a capacidade técnica já implícita nesses profissionais, mas principalmente o olhar leve, carregado de sentimento e respeito pelas artes cênicas. E assim vieram Kika Antunes, presente em onze edições, Fredy Antoniazzi, Glenio Campregher, Daniel Protzner, Nereu Jr e Marco Aurélio Prates. A retrospectiva fotográfica fica em cartaz até 4 de outubro com entrada gratuita.

A proposta do projeto Ideografias é realizar bate-papo mensal com um artista e/ou realizador contemporâneo para refletir sobre seu processo criativo, suas principais motivações criativas, temas, diálogos e interações múltiplas para a criação de sua obra. A atividade é uma parceria entre o Memorial Vale e o IEC-PUC Minas, sob curadoria de Renata Alencar e Tailze Melo.

Foto: Beto Eterovick

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.