Notícias

Um mergulho guiado rumo ao lugar do vazio

O artista Eduardo Hargreaves apresenta na Galeria de Arte BDMG Cultural a inédita “Cartas para um lugar”

No dia 14 de setembro, às 19h, a Galeria de Arte BDMG Cultural inaugura a inédita “Cartas para um lugar”, de Eduardo Hargreaves, selecionado pelo programa Mostras BDMG edição 2018. Formado em artes visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG, o artista reúne nesta exposição diferentes trabalhos que se constroem e se relacionam com questionamentos em torno da elaboração de um lugar.

A mostra ficará aberta à visitação até o dia 25 de outubro, diariamente, inclusive sábados, domingos e feriados, de 10h às 18h. Às quintas-feiras, de 10h às 21h.

Em sua segunda exposição individual, o artista que tem o desenho como ponto de partida da sua pesquisa, trabalha também com diversas mídias, propondo questões em torno das noções de paisagem, lugar e memória, investigando as relações que se estabelecem com a imagem e o espaço.

Em “Cartas para um lugar”, especificamente, ele levantou reflexões sobre como lidar com espaços vazios, desconhecidos ou fragmentados; como habitar e constituir um lugar a partir desses vazios; ou como viabilizar a recomposição do espaço a partir de fragmentos e perceber o vazio e ausência como lugares de construção. “Lugar de construção ou a construção de um lugar podem se dar por meio de caminhos distintos, encontrando em um complexo de imagens, um espaço próprio da incerteza, da indeterminação e da suspensão da razão”, afirma Eduardo.

Mas então, como ele se encontrou nesse lugar? Os dois caminhos os quais ele sugere no espaço expositivo indicam rotas e conexões que podem se estabelecer a partir da disposição do corpo e do olhar ativos do observador. “Penso que isso se dê através das escolhas do observador, que se evidenciam nos movimentos propostos pelas imagens e expografia. É preciso se dispor nessa busca por sentido que pode, ou não, se encontrar em algum lugar”, comenta.

Para o autor da exposição, “Cartas para um lugar” é um convite à navegação e à travessia de itinerários imateriais, a um passeio por um lugar próprio das mudanças do desejo, onde a percepção e a elaboração possam se dar nos espaços de troca entre os trabalhos que formam um conjunto de proposições e reflexões.

Saiba mais sobre o artista:

Natural de Juiz de Fora, Eduardo Hargreaves é formado em artes visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG. Realizou diversas exposições coletivas entre 2014 e 2017. Este ano, participou da residência Ocupa Espai, ao lado do também artista José Lara, com acompanhamento, orientação e curadoria de Nydia Negromonte e Marcelo Drummond.

Foto: Ísis Alcântara

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.