Notícias

Faísca recebe novos convidados e lançamentos de publicações em setembro

Evento apresenta 45 expositores e minioficina para produção de livro ilustrado

O próximo sábado, 19 de setembro, é dia de acompanhar novidades do mercado gráfico na quarta edição da Faísca, mostra periódica voltada para o cenário independente. Entre os 45 expositores estão quadrinistas, ilustradores, escritores, designers, fotógrafos e artistas de rua. As obras são gravuras, cartazes, zines, livros, revistas, quadros, artigos de papelaria, marcadores e adesivos. Gratuito e livre para todas as idades, o evento acontece no terceiro sábado de cada mês, das 11h às 17h, no BDMG Cultural.

 

O coletivo Phonte88, que produz livros de artista, zines e poesia, faz parte da programação pela primeira vez, assim como o quadrinista João Henrique Belo, a fotógrafa Fernanda Abdo, o desenhista Alexandre Júnior, e os projetos especializados em cadernos, Artesanário e IDU Encadernação Artesanal. O trabalho da designer Ariane Vieira, Yay – lettering, composto pela arte de desenhar com letras, é mais uma das novidades. Izadora Luz, outra estreante no evento, apresenta uma produção que percorre desenho, fotografia, pintura e performance.

 

Expositores já conhecidos pelo público da Faísca disponibilizam produções inéditas nesta edição. A artista Ana Schirmer, convidada desde a estreia com o coletivo ZiNas, lança Gatilho, zine que propõe uma reflexão sobre a depressão. André Assis, participante desde a segunda edição com o projeto Fábrica de Cataventos, leva para a mostra novos sketchbooks, com ilustrações de capa que recriam artistas como Frida Kahlo e personagens como Harley Quinn.

 

Assim como nos eventos anteriores, a mostra oferece uma minioficina gratuita. Nesta edição, a artista Carol Merlo ministra “Papel, poesia ou canção: a ilustração a partir da colagem”.

 

A proposta da Faísca – Mercado Gráfico é incentivar novas produções, oferecer ao público a oportunidade de acompanhar os lançamentos e popularizar trabalhos que, nem sempre, chegavam aos interessados. A mostra é uma iniciativa criada pela Pulo Comunicação, realizada por meio de parceria com o BDMG Cultural.

 

O encontro permite que os visitantes conheçam várias técnicas criativas do setor de produção gráfica e conversem com os artistas que expõem suas obras. Para as crianças, foi criado um espaço exclusivo, que oferece mesas, desenhos e material para colorir. Mais uma vez, o BDMG Cultural afirma sua trajetória de investimento na produção contemporânea.

 

Papel, poesia ou canção: a ilustração a partir da colagem

O objetivo da minioficina desta quarta edição é ensinar os participantes a construir um livro ilustrado feito à mão. A partir de uma reflexão sobre os objetos do cotidiano e a relação afetiva que as pessoas estabelecem com eles, a artista Carol Merlo aborda as possibilidades sinestésicas das formas, cores e palavras que compõem uma narrativa. Depois de conversar com os alunos sobre elementos do livro como capa, guarda e miolo, a responsável pela minioficina acompanha cada um dos participantes na confecção de uma dessas peças. São utilizados materiais como papéis e fitas adesivas de diversas cores, carimbos feitos na hora, linhas e grampos.

 

Carol Merlo

A artista plástica Carol Merlo se dedica a trabalhos de ilustração. Em 2015, realizou “Portátil”, sua segunda exposição individual, que ficou em cartaz no mês de julho no espaço Benfeitoria. Na mostra, reuniu ilustrações originais que desenvolveu para cinco livros infantis, Música no zoo(2011) e Estradinha Real (2013), da editora Fino Traço; O ratinho espertalhão e O quarto de Lucas, publicações de 2013 da editora Baobá; e Dia a dia de vai e vem, que saiu pela Editora RHJ no mesmo ano. Carol Merlo assinou, em 2014, o projeto gráfico do encarte do disco “Locotoco”, registro do espetáculo musical de mesmo nome, apresentado pelo grupo Serelepe (EBA - UFMG). A artista também desenvolve experimentações nas áreas de vídeo, fotografia e está produzindo seu segundo livro autoral para crianças. Ela também atua como educadora e oficineira, com trabalhos voltados para os públicos infantil e jovem. São exemplos oficinas do Projovem Adolescente BH e do Programa Bem Maior (Escola de Design da UEMG).

Foto: Luiz Carlos Oliveira

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.