Notícias

Arte, cultura e gastronomia italiana invadem BH em setembro

Clube Palmeiras realiza terceira edição de sua Festa Italiana com mais de vinte atrações culturais e gastronômicas que dizem respeito à Itália em 10 horas de evento

Há três anos, o Clube Palmeiras, sediado no bairro Santa Efigênia, firmou seu compromisso em disseminar a cultura italiana em Belo Horizonte e lançou a tradicional Festa Italiana. Em 2017, o evento acontecerá no dia 23 de setembro, na rua Grão Para 589, entre a rua dos Otoni e a rua Padre Rolim, entre 10h e 20h.

Essa celebração as tradições da Itália terá entrada gratuita e está sendo organizada por filhos e netos de italianos que migram para o Brasil em décadas passadas. Por isso, a Festa Italiana do Clube Palmeiras, a exemplo das edições passadas, promete trazer um ar fiel às demais festividades das terras ibéricas.

Para satisfazer o público, o evento dispõe de várias atrações musicais, de dança e gastronomia. Um palco será montado no final do quarteirão para receber os show da banda Urbana 2, um tributo ao grupo Legião Urbana que em 1995 lançou o álbum “Equilíbrio Distante” com canções na língua italiana, a banda Rockbras, que lembrará os grandes hits do rock nacional, o dueto blues Captain Farrel e também o dueto de Salvatore Luci e Nayana Papini, tio e sobrinha que decidiram se dedicar a música italiana enquanto mantém sua vida pessoal e profissional.

No meio povo, a dança tradicional italiana estará em alta. O grupo La Sereníssima apresentará inúmeros estilos de dança tradicionais nas cidades de Roma, Veneza, Florença, Bolonha, Milão e etc...

Já na parte da gastronomia, nada a desejar. Serão instalados 19 pontos de venda de produtos gastronômicos. 13 destes pontos são restaurantes que servirão comidas tradicionais, bebidas típicas, sobremesas e drinks que ajudam a esfriar o verão. Também vão participar 06 food truckscomercializando massas e demais iguarias italianas que o brasileiro aprova com louvor. A cervejaria Backer, disparada como uma das principais de Minas Gerais, também entrou na jogada e será a nossa casa cervejeira oficial.

Além disto, ainda haverá o Stand Palmeiras, um espaço para relaxar, fazer massagens e ainda concorrer a brindes exclusivos do clube. Toda essa estrutura também será anexa a banheiros químicos, brigada de incêndio e segurança particular. Tudo para que as famílias possam curtir com tranquilidade e sem preocupações.

Para o gestor do Clube Palmeiras, Bruno Prota, o evento é uma grande responsabilidade que o Palmeiras assumiu e irá cumprir. “É sempre um prazer poder colaborar com o calendário cultural de Belo Horizonte. Principalmente quando é para destacar a cultura italiana que tanto unifica famílias de descendentes aqui na capital. Para mim, e para o Clube Palmeiras, a Festa Italiana é um compromisso de valorização desta força que a cultura italiana. Nos sentimos muito promissores e determinados em poder disseminar esta cultura tão próxima ao brasileiro”, comenta Bruno.

A 3ª Festa Italiana do Clube Palmeiras tem patrocínio da Decisão Engenharia, do RFulgênio Engenharia, da Elétrica Apolo e da Expert Turismo e Viagens. Também é apoiada pela Bakcer, cervejaria oficial do evento.

Atrações:

Urbana 2
Considerada um dos melhor covers do Legião Urbana da capital mineira, a banda faz sucesso em pubs como o Lord, Circus e Jack Rock Bar há anos. Com um repertório focado em canções que agradam os fãs, o Urbana 2 prepara uma apresentação de 03 horas de show para seu público.

 

Rockbras
A verdadeira essência do rock nacional é o pilar que sustenta banda Rockbras. A ideia é associar tudo o que foi feito de bom no rock nacional desde os anos 70 até os dias de hoje, mesclando uma pegada rock/pop/soul em uma banda só. Com um repertório que abrange bandas como Barão Vermelho, Legião Urbana, Capital Inicial, Biquini Cavadão, Engenheiros do Awai, Raul Seixas, Raimundos, Mutantes, Patu Fu, Roberto Carlos, Erasmo, Lobão, Marina, Frejat, Nenhum de nós, Titãs, Cassia Eller, Paralamas do sucesso, Cazuza, Lulu Santos, Ultraje a Rigor, RPM, Cartola, Bezerra da Silva, blitz, entre outras bandas e artistas.

 

Dueto com Salvatore Luci e Nayana Papini
Salvatore Luci é tio de Nayana Papini e juntos formam uma dueto que relembra as mais tradicionais composições clássicas da Itália. No currículo, os artistas não deixam nada a desejar. Essa parceria já é antiga e rendeu até mesmo um disco com as composições de autores italianos consideradas mais marcantes pela dupla. E o amor pela arte é tanto que nem mesmo a rotina do dia a dia atrapalha o compromisso dessa família.

 

Captain Farrel
Projeto dedicado à representar influências da música country, folk e rock internacional. O grupo se caracteriza pelo uso de instrumentos como a gaita, o ukulele e o bumbo de cajon, acompanhados de dois violões, duas vozes e uma pegada bem acústica que, ao mesmo tempo, estabelece total interação com o público.

 

La Sereníssima
O Grupo Folklorístico La Serenísima é um grupo de danças italianas fundado em 2009 e está associado à AMICI e à FIGOSC – Federação Italo Germanica de Santa Catarina (entidade ligada a Federazione Tradizione Popolari na Itália e a Deutsche Geschafft Volktanz na Alemanha). Seu espetáculo é baseado na pesquisa histórica e criteriosa os trajes, das músicas e da própia dança que é uma fiel reprodução das manifestações que aconteciam na Itália. Apesar de celebrar a região do Veneto, o grupo também inclui em seu repertório homenagens a outras regiões italianas onde a dança é um patrimônio cultural.

 

Sobre o Clube Palmeiras

Fundado em 1957, A Sociedade Recreativa Palmeiras é um clube, em Belo Horizonte, fundado por Antônio Papini, filho de descendentes italianos. Tudo começou em 1951, quando Antônio criou uma quadra de bocha em seu quintal para lazer com sua família, amigos e outros descendentes italianos. Aos poucos, a ideia prosperou e chegou ao espaço atual, que serve como laço entre as cultura da Itália e do Brasil. Atualmente, são cerca de 2.500 associados.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.