Notícias

MÚSICA NA CAPELA RELEMBRA GRANDES COMPOSITORES BRASILEIROS

Casa Fiat de Cultura traz Grupo Vocal Coro de Cobras para apresentação na Capela de Santana com repertório inteiramente nacional, passando por diversos gêneros musicais

No dia 17 de setembro, a Casa Fiat de Cultura traz o Grupo Vocal Coro de Cobras para participar do programa Música na Capela com repertório inteiramente nacional, passando por consagrados compositores de samba, bossa nova e música popular brasileira. Com regência de Hudson Brasil, a apresentação acontece na Capela de Santana, localizada nos jardins da Casa Fiat de Cultura, das 11h às 12h. Há dois anos, o programa contribui para a formação musical do público através de apresentações mensais de experientes corais, sempre aos domingos. Todos os concertos têm entrada gratuita, com espaço sujeito a lotação (80 lugares).

Grandes nomes da música brasileira serão lembrados na apresentação do Grupo Vocal Coro de Cobras. Do samba, Noel Rosa, comTarzan, o filho do alfaiate, e Ary Barroso, com Inquietação. Da bossa nova, Vinicius de Moraes, que contribuiu para a composição deAnoiteceu. E da música popular brasileira, Chico Buarque, com Chão de Esmeralda e Injuriado. A apresentação dos cantores será dividida em duas partes, e o intervalo entre elas contará com leve música instrumental. Algumas interpretações serão feitas no formato medley, no qual duas composições são misturadas, harmoniosamente, dentro de uma única música.

Iniciado em 2015, o Música na Capela busca ampliar o conhecimento e a formação musical do público, com apresentações gratuitas de experientes músicos e repertório que inclui composições eruditas e populares. A atmosfera intimista e a excelente acústica da Capela de Santana completam a experiência que encanta espectadores de todas as gerações. As próximas apresentações serão nos dias 22 de outubro (Coral Musicanto) e 12 de novembro (Grupo de Câmara Sesi).

O programa Música na Capela é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Casa Fiat de Cultura, com patrocínio de Fiat, Banco Fidis, Fiat Chrysler Finanças, CNH Industrial Capital, New Holland Construction e Banco Safra, e apoio do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), do Governo de Minas e do Governo Federal.

Maestro Hudson Brasil

Hudson Brasil é regente, compositor, arranjador e instrumentista. O maestro estudou Técnica Vocal com Eládio Perez Gonzalez, Harmonia com Hans-Joachin Koellreutter e Composição com Cristóvão Bastos. Dirigiu diversos corais e grupos vocais no Brasil e no exterior, tendo representado o país na Itália, no Festival de Jazz Susa Open Music Festival, como solista do grupo de Choro Brasil com S. Além disso, Hudson é diretor e professor da Brasil com S Escola de Choro e MPB, idealizador do Festival Choro Novo e, há 12 anos, regente do grupo vocal Coro de Cobras.

Grupo Vocal Coro de Cobras

Criado em 2005, sob regência do maestro Hudson Brasil, o grupo vocal Coro de Cobras é formado por profissionais liberais de várias áreas que se dedicam à música. O coral apresenta um repertório de música brasileira genuína, de autores como Chico Buarque, Paulo César Pinheiro, Pixinguinha, Guinga, Tom Jobim, entre outros. O grupo já se apresentou em várias cidades mineiras, como Belo Horizonte, Ouro Preto e Mariana, e participou de três edições do Festival Internacional de Corais.

Casa Fiat de Cultura

Há 11 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, mais de 30 importantes exposições, de renomados artistas brasileiros e internacionais. Da grande arte de Caravaggio, Chagall, De Chirico, Rodin e Tarsila do Amaral, a artistas que despontam no cenário da arte contemporânea, sua programação é diversificada e gratuita, contemplando públicos de todas as idades e classes sociais Sempre com mostras inéditas, a instituição, mantida pelas empresas do Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e CNH Industrial, desenvolve um Programa Educativo que é peça fundamental nesse trabalho de valorização e de ampliação do conhecimento proporcionado a seu público. Para cada exposição, são idealizados conceitos e temáticas a serem trabalhados em atividades educativas, em um modelo de Ateliê Aberto, que proporciona aos visitantes um espaço de experimentação livre e de participação nos processos do fazer criativo.

Cerca de 2 milhões de pessoas já visitaram a Casa Fiat de Cultura e mais de 300 mil pessoas participaram das atividades educativas. Para cada público, uma abordagem especial é adotada, com o intuito de encantar e transformar, de maneira positiva, o imaginário de cada visitante. É com esse espírito de envolvimento e inclusão que a Casa Fiat de Cultura tornou-se referência no Brasil, por meio da arte e da cultura, ao proporcionar experiências memoráveis ao público.

 

Programa

Medley: Estrela (Vitor Ramil) &

Na volta que o mundo dá (Vicente Barreto e Paulo César Pinheiro)

Anoiteceu (Francis Hime e Vinicius de Moraes)

Última forma (Baden Powell e Paulo César Pinheiro)

Inquietação (Ary Barroso)

Corsário (João Bosco e Aldir Blanc)

Instrumental

Medley: Chão de Esmeralda (Chico Buarque e Hermínio Bello de Carvalho) &

Injuriado (Chico Buarque)

Tarzan, o filho do alfaiate (Noel Rosa e Vadico)

Olhos sentimentais (Eduardo Gudin e Paulo César Pinheiro)

De onde é que vem o samba (Luciana Rabello e Paulo César Pinheiro)

Casa Fiat de Cultura

Circuito Liberdade

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h – Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Informações

(31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

[email protected]

facebook.com.br/casafiatdecultura

Instagram:@casafiatdecultura

www.circuitoculturalliberdade.com.br

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.