Notícias

FLIBH PROMOVE DIVERSIDADE E TRAZ CONVIDADOS INTERNACIONAIS NESTE SÁBDO

O Festival Literário Internacional de Belo Horizonte FLI-BH e a Primavera Literária seguem com programação diversificada e gratuita até domingo no Centro de Referência da Juventude. Serã mais de 200 atrações culturais gratuitas que acontecem de 9h às 20h. Entre elas, mesas de debates, oficinas, saraus, shows, narrações de histórias, exposições, feira de escritores, ilustradores e editoras independentes, mostra de cinema e literatura, bibliotecas para bebês, intervenções urbanas e sessões de autógrafos. O FLI-BH é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), em parceria com a terceira edição da Primavera Literária, da Liga Brasileira de Editoras Independentes (LIBRE), que reúne 49 editoras independentes em uma feira de livros com descontos de 10 até 50% no festival. Toda a programação é gratuita e se encontra disponível no site www.flibh.com.br

Um gigante da resistência: 50 anos do Suplemento Literário de Minas Gerais abre os debates com a presença de Ângelo Oswaldo, Lucas Guimaraens, Eneida Maria de Souza e Branca Maria de Paula (BH). A Leitura de Escritora reúne as autoras Ana Carolina Neves, Silvana de Menezes, com mediação de Érika Lima.

A mesa Poesia e Música na Periferia: a voz dos saraus reúne coletivos e artistas que movimentam a cena literária e musical na cidade e no mundo em movimentos de resistência e de reivindicação por meio da palavra. Entre os convidados estão a poeta-slamer Nívea Sabido, o pesquisador e poeta Rogério Coelho, fundador do Coletetivoz (um dos mais antigos coletivos de saraus de Belo Horizonte), o cantor Flávio Renegado, as americanas Porsha Olayiwola, Campeã do Mundial de Slam, e a poeta Crystal Valentine, sob a mediação de César Gilcevi.

A voz das mulheres na literatura será pauta do encontro Literatura e Feminismo: A luta em forma de Letra com a presença das escritoras Flávia Péret, Ivana Jinkings, Regina Dalcastagne, Rosália Diogo e mediação de Márcia Maria Cruz. Já na mesa Clube do Livro: encontros e leituras, Letícia Pimenta, do Clube do Livro de Belo Horizonte, e Juliana Gomes, do projeto Leia Mulheres, irão compartilhar com o público as experiências dos clubes de leituras que integram. Finalizando os debates do dia, o tema Fictício Porque Narrado: autoficção e exercício da linguagem contará com a presença da premiada escritora Maria Valéria Rezende, e dos autores Michel Laub, Marcia Denser, Eduardo Sabino com mediação de Rogério Tavares, e vai discutir a fina membrana que separa o real do ficcional, e os riscos da alta porosidade entre o vivido e o escrito.

O dia ainda reserva lançamentos do livro “A máxima da Música”, de Jorge Eugênio dos Santos e Eugênio Britto, com uma . Uma Roda de Conversa irá pensar a regulação do ofício do contador de histórias com os narradores Christiane Castro, Keu Apoema, Rosana Mont’Alverne E Alini Cântia.


Para crianças e suas famílias

O FLI-BH 2017 também trará uma programação especial para a família com destaque para as narrações de histórias, oficinas, rodas de leitura e o lançamento do CD e DVD “Brinquedorias”, do Grupo Serelepe. No fim de semana, a oficina Primeiras Leituras: um convite para bebês traz como proposta introduzir o universo da leitura por meio de brincadeiras, jogos corporais canções e rimas tradicionais na infância. A oficina Miolo Mole desafia as famílias na construção e leitura de trava-línguas, tradicionais na cultura popular brasileira. Na Monte sua História, as crianças poderão recriar histórias tradicionais, enquanto na Livro Minuto serão feitas leituras e criação de livretos ilustrados pelos participantes. As oficinas voltadas para o público infantil não precisam de inscrições prévias.

Sobre o FLI-BH e Primavera Literária

O Festival Literário Internacional de Belo Horizonte – FLI-BH acontece de 14 a 17 de setembro, no Centro de Referência da Juventude, com programação diversificada e mais de 200 atividades gratuitas de valorização da literatura e fomento à leitura. O FLI-BH é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), em parceria com a terceira edição da Primavera Literária, da Liga Brasileira de Editoras Independentes (LIBRE). O evento conta ainda com a parceria cultural do Sesc em Minas Gerais e do BDMG Cultural. Com o tema Vozes de Todos os Cantos, a segunda edição do FLI-BH propõe trazer à cena a diversidade que a literatura expressa reunindo grupos que movimentam a cena literária na cidade e em diferentes partes do mundo. O festival homenageia a escritora mineira Laís Corrêa de Araújo, personalidade influente no meio literário, que se configura como uma grande intelectual brasileira, pesquisadora, ficcionista, tradutora e ensaísta.

Foto: Ricardo Laf

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.