Notícias

Renato Saldanha leva em sua bagagem a essência da música mineira em show inédito

Violonista e compositor premiado pelo 17º Prêmio BDMG Instrumental apresenta, na série de shows dos vencedores do 17º Prêmio BDMG Instrumental

O violonista Renato Saldanha define a sua música como um pouco de tudo que já viveu, cercada pela essência da música mineira. No dia 20 de setembro, às 20h, o compositor e arranjador levará a sua bagagem musical ao palco da série de shows dos vencedores do 17º Prêmio BDMG Instrumental, no Teatro I, no CCBB-BH. No repertório, composições autorais vencedoras da premiação realizada pelo BDMG Cultural, com a participação especial do músico convidado Marcelo Martins. O acesso será gratuito.

O público poderá ver no show do compositor um pouco de tudo que ela já viveu. “A essência mineira na minha música tem uma pitada nova, uma personalidade de tudo que já passei, guitarra, rock, valsa, até lembranças da igreja, onde comecei a tocar”, completa.

Autodidata, o violonista natural de Divinópolis já trabalhou com Marcelo Martins em 2000, quando produziu arranjos para um CD em que o saxofonista e flautista participava. “Sou fã do som dele há muito tempo. Como músico, ele me toca muito. Em 2000 ele tocou arranjos que eu estava produzindo para um CD de outro músico. Me deu dicas, e esse contato ficou na memória. Precisava de alguém para tocar minhas melodias neste show, então pensei logo nele”, explicou Renato.

Acompanhado por Arthur Rezende (bateria), Christiano Caldas (piano) e Pablo Souza (baixo), Renato Saldanha vai interpretar entre as composições autorais Voo Livre e Valsa para Luiza, as quais apresentou na final do Prêmio BDMG Instrumental em Belo Horizonte. “ Apresentar minhas composições como vencedor do BDMG Instrumental é especial. Esta parte da premiação é a melhor. A composição para mim é algo forte, mas nunca tive uma chance grande como essa”, afirma.

Além de Renato Saldanha, participarão da série de shows do 17º Prêmio BDMG Instrumental o baterista Eduardo Sueitt, o pianista Deangelo e o trompetista William Alves. Os vencedores foram selecionados por uma comissão julgadora formada por músicos, compositores e jornalistas consagrados.

Até o mês de novembro, os músicos se apresentarão no CCBB, em Belo Horizonte, e em São Paulo, no “Instrumental Sesc Brasil”, do Sesc SP. Nos shows da capital mineira, cada vencedor poderá se apresentar ao lado de um nome reconhecido no cenário instrumental.

Prêmio BDMG Instrumental

Há 17 anos, o BDMG Cultural realiza o Prêmio BDMG Instrumental. A cada nova edição são revelados talentos da música instrumental mineira, que têm a oportunidade de apresentar trabalhos autorais nas séries de shows dos vencedores da premiação. Durante essa trajetória, a premiação conta há mais de 11 anos com um parceiro imprescindível para a divulgação e o fomento da música instrumental em nosso país, o Sesc SP, por meio do programa Instrumental Sesc Brasil.

Programação shows São Paulo – Instrumental Sesc Brasil

20 de setembro – Renato Saldanha

4 de outubro – Eduardo Sueitt

8 de novembro – William Alves

Conheça mais sobre Renato Saldanha, um dos vencedores do 17º Prêmio BDMG Instrumental

O violonista e guitarrista Renato Saldanha nasceu em Divinópolis. Autodidata, o compositor e arranjador já participou de produções como Tudo é Jazz, ao lado de Túlio Mourão; apresentações na TV Senac; e festivais de jazz com o baterista americano Jimy Duchowny. O instrumentista faz parte do espetáculo “Missa dos Quilombos”, baseado na obra de Milton Nascimento. O músico também atua como produtor musical, com trabalhos realizados para Saulo Laranjeira, Selma Carvalho, Gê Lara, Luiza Lara, Bernardo Rodrigues, entre outros. Em 2011, foi convidado para participar do CD “O que me consola”, de Telo Borges, além de participar, no mesmo ano, das gravações dos discos de Túlio Mourão e Geraldo Vianna. No ano passado, atuou como diretor musical, arranjador e violonista no show “Luiza lara canta Chico Buarque”. Acompanhado pela banda Jazz a Zero, Renato se apresenta em shows e festivais mineiros, como destaque para a 4ª edição do Festival Gastronomia na Praça e Jazz & Blue Afternoon, em Divinópolis.

Foto: Élcio Paraiso

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.