Notícias

5º Encontro Nacional de Capoeira Angola em Belo Horizonte

O Encontro será realizado entre os dias 18 e 22 de setembro de 2019 com seminários, oficinas e rodas de capoeiras em vários espaços da cidade.

Neste ano de 2019, o 5 º Encontro realizado pelo Grupo Iuna, terá como proposta a realização de seminários, oficinas e rodas de capoeira, reunindo capoeiristas, artistas, estudiosos(as), comunidades, estudantes e interessados(as) de todo o Brasil para a realização de discussões.

 

No primeiro dia, 18 de setembro, a partir das 14h tem oficina inclusiva de capoeira, com Roda para pessoas com deficiência na Associação Mineira de Reabilitação (AMR). A partir das 18h, acontecerá a Roda de abertura no Largo do Centro Cultural UFMG.

As discussões começam na quinta-feira, 19 de setembro, a partir das 9h, com o tema: Decolonizando o saber por meio da capoeira angola, “As histórias do povo negro que não foram contadas”. Essa conversa destina-se também a estimular o reconhecimento dos saberes dos mestres e mestras de capoeira e sensibilizar jovens e crianças para essa importante manifestação cultural afro-brasileira. Logo após, haverá várias oficinas nas galerias do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), com vários mestres(as) que são referência em todo o Brasil, finalizando com roda de capoeira.

 

Na sexta-feira, 20 de setembro, a partir das 9h também no IPHAN acontecerá o seminário com a mesa de discussão: “Jogo de dentro’ 'Jogo de fora’ a capoeira e as políticas públicas”. O intuito é discutir a importância das políticas públicas na capoeira angola atualmente. Na parte da tarde, novamente oficinas e rodas com os mestres(as) de capoeira de Belo Horizonte e vários estados do Brasil. Às 18h, teremos a exibição do documentário “Mestre pastinha, rei da capoeira”, direção de Carolina Canguçu. Em seguida às 19h, roda de capoeira com o(a)s mestres(as) reunidos.

No sábado, dia 21 de setembro, tem a Festa do Encontro, na Av. Jequitinhonha, 1060, próximo à sede do Grupo Iuna, no Saudade/Alto Vera Cruz/Vera Cruz. E no domingo, 22 de setembro, o fechamento será na Universidade Federal de Ouro Preto com oficinas e roda de capoeira. O projeto de 2019 é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

 

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.