Notícias

Constelação familiar se populariza na quarentena

Terapia alternativa auxilia relacionamento familiar em meio a conflitos impostos pelo isolamento social

O período de quarentena foi responsável por elevar o índice de diversas doenças mentais, além de conflitos emocionais que podem ocasionar reflexos externos. Entre eles, a obrigação de passar a maior parte do tempo em casa, com membros da família, pode ter sido ainda mais difícil. Nesse período, muita gente que nem possuía algum tipo de desentendimento familiar ou com outro ente querido pode ter visto alguns problemas surgirem ou aumentarem.

De acordo com Sandra Santos, grafóloga e consteladora familiar, isso ocorre porque em momentos conturbados como o atual é muito comum que emoções enraizadas no subconsciente comecem a tomar uma forma mais relevante. Assim, mínimas atitudes podem ter proporções ainda maiores. “Por exemplo, ao se desentender antes, o indivíduo poderia sair para ‘esfriar a cabeça’. O problema é que, atualmente, essa opção é mais difícil. Além disso, esse ato de sair e deixar a situação mal resolvida, pode criar alguns ressentimentos que durante os momentos de saúde mental abalada, pode ressurgir com toda a força”, esclarece.

Constelação Familiar ajuda na resolução de desentendimentos

Muita gente que não entende as motivações para tais conflitos que estavam guardados no subconsciente, aproveitaram a quarentena para buscar respostas adequadas. Dessa forma, com a necessidade de isolamento social, algumas terapias alternativas que podem ser realizadas, até mesmo a distância, estão ganhando cada vez mais destaque. Entre elas, a constelação familiar também se tornou uma das preferidas. “Além de resolver conflitos pessoais, a constelação envolve entender, desde as sua raízes ancestrais, os motivos para os conflitos internos que você possui, que podem ir desde situações mais leves a transtornos mais graves”, diz.

Muitas crenças e motivações são passadas de pais para filhos, algo que reflete em seus modos, hábitos e relações ao longo da vida. “Isso pode influenciar, por exemplo, em um temperamento mais dominante, explosivo, quieto, dentre outros. Através da constelação familiar, podemos tratar uma pessoa sozinha ou junto aos seus familiares. Além disso, ela pode ser utilizada em qualquer momento, até mesmo, quando não existe um conflito inicial, mas o indivíduo possui a vontade de entender suas motivações, adquirir autoconhecimento, além de auxiliar na preservação do equilíbrio mental”, esclarece Sandra Santos.

Portanto, a constelação familiar pode ser uma ferramenta para utilizar em qualquer fase da vida. “Ela também ajuda pais a entenderem melhor os filhos e vice-versa. Auxilia em fases significativas, como desenvolvimento na infância, conflitos da adolescência, dúvidas do começo da fase adulta, dentre outros. O mais importante é sempre buscar um profissional no assunto e estar disposto a aceitar esse autoconhecimento para lidar com mudanças necessárias em busca de uma vida mais saudável e plena”, indica.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.