Notícias

Samba na cara do racismo

Jonatah Cardoso e Camila de Ávila cantam o ritmo preto, que é paixão nacional, contra racismo

Nesta quinta-feira, dia 17 de setembro, às 20h, o violonista Jonatah Cardoso e a cantora Camila de Ávila farão uma live no perfil do instagram do Back to Black Afro Pub (@b2b.afropubbh). Intitulada “Samba na cara do racismo”, os artistas entoarão canções que abordam, retratam e criticam este mal que corrói a sociedade desde os tempos do Brasil colônia. Além de cantar, os artistas apresentarão as histórias das canções com dados sobre o racismo no país e no mundo.

No repertório do show/live, canções de Caetano Veloso, Hekel Tavares e Joracy Camargo, Chico Buarque, Jorge Aragão, Estação Primeira de Mangueira, Manu Dias e Thiago Delegado e Milton Nascimento que mostram como o racismo está presente na sociedade e como ele deve ser combatido.

Jonatah Cardoso, violonista, entende a importância de uma apresentação em que o tema seja o racismo e seus prejuízos. “É muito complexo entender o Brasil sociologicamente. Nós [email protected] construímos esse país e tudo o que há de mais emblemático na cultura popular nacional é preto! Contudo, o Brasil é um dos países mais racistas do mundo”, afirma o músico. A arte surge para Jonatah como força para não deixar a prática do racismo vencer. “Minha forma de lutar é através dos sons. O samba fala por mim”, diz.

Jornalista cultural especialista em história da cultura e da arte e produção e crítica cultural, Camila de Ávila tem como paixão a história da canção nacional e se mantém em eterna pesquisa sobre o tema. Produtora de conteúdo do projeto #momentosmusicais, a cantora afirma que muitas das canções brasileiras abordam o racismo. “A maior parte das canções populares brasileiras abordam de forma clara ou sutil a questão do racismo. Somos um país que aprende muito da nossa história por meio das canções. Especialmente o samba e o funk mostram com firmeza as mazelas da alma e da sociedade”, diz.

Serviço

Show/Live Samba na cara do racismo
Data: 17 de setembro, quinta-feira
Horário: 20h.
Transmissão: perfil do instagram do Back to Black Afro Pub (@b2b.afropubbh)

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.