Notícias

Atenção, gravando! Museu dos brinquedos promove tarde de faz de conta e convida a família para brincar de estúdio de TV

Criançada vai soltar a imaginação e brincar de ser jornalista, produtor e diretor; atividade acontece neste sábado (21)

Que criança nunca imaginou fazer parte daquele desenho que tanto gosta, ser o apresentador do programa infantil preferido ou até mesmo estar nos bastidores de um grande telejornal? Brincar de Estúdio de TV! Essa é uma das atividades propostas pelo Museu dos Brinquedos (Avenida Afonso Pena, 2564 – Funcionários, Belo Horizonte), para este sábado, dia 21 de setembro.

E para quem pensa que a atividade é destinada apenas às crianças está enganado. Este mês o Museu pensou especialmente em brincadeiras que pequenos e adultos possam se divertir e interagir juntos, e criou o “Programa Brincar em Família”. Portanto, estão todos convidados!

As crianças, acompanhadas do papai, da mamãe, dos vovós, titios e primos, vão descobrir brincando o valor da organização, da autonomia, da cooperação e da divisão de tarefas. De acordo com Tatiana Camargo, diretora executiva do Museu, enquanto para os pequenos, a experiência representa a linguagem responsável por elaborar a realidade e por construir valores, para os adultos, o brincar ocupa também o espaço da memória. “Familiares e educadores – podem ser não só catalizadores deste processo, mas também, influenciados pela brincadeira, na medida em que acessam as gostosas lembranças de suas infâncias, despertam em si o ser brincante existente e interagem com as crianças. Por isso, brincar entre gerações contribui tanto com o fortalecimento de laços afetivos, familiares e sociais”, explica.

Para tornar a tarde de sábado ainda mais divertida, os visitantes podem curtir também a exposição “Tempo será – Histórias e memórias do brincar” e as brincadeiras coletivas no pátio. Para completar a diversão, nos horários das 11h30, 14 e 16 horas, todo mundo pode participar da Oficina de Construção de Brinquedos, construir suas próprias filmadoras e microfones e levar todo o resultado de suas produções para continuar a brincadeira em casa.

Confira abaixo a programação completa:

Dia 21 de setembro - Sábado

10 às 17 horas:

Que tal fazer de conta? Estúdio de TV: com muita imaginação, não vai faltar programação neste sábado na televisão da garotada. Pode ser um jornal, um desenho animado, um programa de culinária, um filme, estúdio, câmera, microfone e muitos artistas para brincar de ser artista, jornalista, produtor, diretor...

Que tal brincar no quintal? Pátio de muitas brincadeiras coletivas com os educadores.

Que tal compartilhar histórias e memórias? Exposição para lembrar, aprender e compartilhar.

11h30, 14 e 16 horas:

Que tal construir seu próprio brinquedo? Vamos juntos construir filmadoras e microfones para que a brincadeira fique completa e possa ainda levar para casa e continuar brincando!

Sobre Museu dos Brinquedos

O Museu dos Brinquedos foi aberto em 2006, com a missão de preservar e difundir o patrimônio cultural lúdico da infância no Brasil. De uma coleção particular de brinquedos da querida Vovó Luiza, surgiu a valorização do ato de brincar. De lá pra cá ele vem se transformando e transformando pessoas. Já recebeu cerca de 95 mil visitantes espontâneos, 170 mil visitantes de escolas, universidades e grupos de terceira idade e promoveu mais de 300 apresentações culturais e mais de 60 ações e projetos itinerantes e de formação. O Museu conta com patrocínio da Gasmig e do Instituto Unimed-BH como mantenedor, por meio do incentivo de mais de 5 mil médicos cooperados e colaboradores, e apoio das empresas Marcelo Guimarães Advogados e Associados e Decta Contabilidade.

Acompanhe nossas redes sociais no facebook e instagram: @museudosbrinquedo

Foto: Divulgação 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.