Notícias

CIRCUITO DO ESPETO 2017 VEM AÍ

Festival gastronômico lançado ano passado volta e agita entretenimento na capital mineira, misturando a moda das espeterias com a cultura do estado

“Já que Minas não tem mar...” desde o ano passado a turma de BH vai curtir nas espeterias. Afinal, não tem quem resista à democrática combinação entre o “fastfood de carne” e a “cerveja no bico” – como, respectivamente, são chamados os espetinhos e as tradicionais cervejas longneck servidas deacompanhamento.E foi pensando nesta tendência que um antenado grupo de jovens empresários (e frequentadores assíduos de espeterias) idealizou o “Circuito do Espeto”, um projeto que, lançado em 2016, volta este ano ainda maior e coloca 30 estabelecimentos de BH e região metropolitana, literalmente, na boca do povo.

A missão está a cargo dos empresários à frente da GiG Produções, os irmãos Bernardo e Vinícius Gregório, Lucas Montandon eGuido Santana, além de Marcello Martins, representante da TLV; juntos, criaram o festival de espetos que, de 24 de agosto a 30 de setembro tem a missão de valorizar este formato de empreendimento. Parecido com o que acontece com os tradicionais concursos de cozinha de raiz que movimentam os botecos da cidade, a ideia do “Circuito do Espeto” é fortalecer ainda mais a nova tendência gastronômica e o boom das espeterias em BH.

Nos dias em que o festival acontece o público pode experimentar os espetos concorrentes que, nesta edição, têm o tema livre. Diferente do ano passado quando os estabelecimentos tinham que homenagear Minas Gerais em suas criações com ingredientes típicos do estado, os espetinhos concorrentes ao título de Melhor Espeto de BH em 2017 podem deixar a criatividade rolar solta, elegendo as iguarias que quiserem, as únicas exigências é que os espetos tenham no mínimo 3 ingredientes visíveis - temperos e especiarias não contam -, pesem a partir de 120g e, em seu nome, façam referência ao estado. Democratizando ainda mais o festival, os espetos concorrentes do Circuito 2017 devem custar obrigatoriamente R$ 10.

O encerramento do festival acontecerá dia 21º de outubro com a “Bandeirada final” em um mega eventoem praça pública quando será finalmente escolhida a espeteria campeã. Neste dia cada estabelecimento participante levará seu espetinho representante para que o público possa se deliciar, além de curtir um show de encerramento.

Outra novidade bacana que volta este ano é o aplicativo "Circuito do Espeto"; criado com exclusividade para a competição, o software funciona como um roteiro.O público pode baixá-lo gratuitamente e ficar por dentro dos espetinhos concorrentes, com a lista completa dos estabelecimentos participantes, suas informações, além de GPS que o levará à espeteria participante mais próximo. O usuário do app do Circuito poderá comprar antecipadamente as fichas de consumo nas espeterias, além de votar em seu espeto preferido, “favoritar” aquelas de que mais gosta e, por fim, acompanhar todas as ações e promoções do evento. Esta disponível para este ano também um tour virtual por cada um dos 35 estabelecimentos participantes, um parceria entre o Circuito e a 360 3D.

O aplicativo é uma alterativa para driblar o uso demasiado de papeis na impressão de cédulas, já que a estimativa é que o número de pessoas que irão participar do festival e da votaçãosuperem a estreia em 2016 que atingiu mais de 600 mil pessoas e ultrapassou os 22 mil votos computados.

Com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/91), a Lei Rouanet, a GiG Produçõese a TLV buscam fortalecer as espeteriasmostrando um jeito simples de entretenimento.

Os números do Circuito em 2016

50.564 espetos vendidos ao longo da competição

83.554 longnecks vendidas ao longo da competição

+ de 600 mil pessoas atingidas nas redes sociais

14.570 downloads do app

Encerramento com 4.200 pessoas

+ de 9 mil esperos vendidos no encerramento

+ de 21 mil longnecks vendidas no encerramento

Regras da competição em 2017

Espeto inédito

Preço único de R$ 10

Gramatura mínima de 120g

Mínimo de 3 ingredientes (temperos e especiarias não contam)

Nome relacionado a Minas Gerais

Júri técnico composto por 10 formadores de opinião (peso dos votos: 60%)

Júri popular através de célula de votação ou app (peso dos votos: 40%)

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.