Notícias

Lea Freire participa de bate-papo com vencedores do Prêmio BDMG Instrumental e do show do violonista Lucas Telles

A flautista, arranjadora e compositora é uma das principais representantes da música instrumental no país

O primeiro encontro entre Lea Freire e Lucas Telles foi em 2013, quando o violonista e compositor ganhou o Prêmio BDMG Instrumental pela primeira vez. Lea fazia parte da comissão julgadora da 13ª edição do prêmio e ficou encantada com o músico e com a qualidade da produção instrumental da nova geração em Minas.

“Meu contato com a Lea em 2013 foi muito rápido. Mas, confesso, que acabei conhecendo melhor o trabalho dela depois disso e fui ouvindo mais e mais. Atualmente, ela é uma das minhas principais influências”, conta Lucas. Lea é fundadora do selo Maritaca, dedicado à produção de música instrumental. Seu trabalho de composição une a música erudita e a popular, criando uma sonoridade sofisticada e brasileira, apresentada em discos clássicos como “Cartas Brasileiras” e “Vento Madeira”, referências para diversos instrumentistas do país e exterior.

Com uma intimidade ímpar quando o assunto é violão, Lucas a convidou para fazer parte do seu show como vencedor do 19º Prêmio BDMG Instrumental, que será realizado no dia 25 de setembro, às 20h, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH). O acesso será gratuito mediante retirada de ingressos 1h antes do show.

Lucas explica que Lea Freire foi a primeira pessoa que veio a sua cabeça para fazer parte da sua apresentação. “A escolha tem a ver com a instrumentista maravilhosa e pela compositora que mais me inspira neste momento. Ter dois sopros tocando juntos, que ela também usa muito, é muito bonito e me ajudou a compor essa formação, de flautas e saxofone”, afirma.

A flautista recebeu com bons olhos o convite, principalmente, devido a sua admiração pela música produzida em Minas. “Minas é um verdadeiro oásis de música instrumental da melhor qualidade. Fiquei muito feliz com o convite do Lucas, é uma grande responsabilidade tocar com essa banda incrível”, conta.

E de jovens, apenas a idade. A banda que Lucas escolheu para o show é premiada e experiente, formada por Alexandre Andrés (flautas), Breno Mendonça (saxofone), Bruno Vellozo (contrabaixo), Gabriel Bruce (bateria) e Luísa Mitre (piano).

Essa formação escolhida para a 19ª edição do prêmio reflete muito o amadurecimento de Lucas. Em 2013, quando ganhou pela primeira vez, seu trabalho focado no grupo Toca de Tatu, do qual participou da criação, norteou muito a sua performance. “Eu já tinha os arranjos e o grupo com o qual já tocava. Nesta segunda vez, eu pensei com calma cada instrumentação, compus as músicas com estética livre, sem pensar em formação ou gênero”, confessa o violonista.

Sua atuação como professor de música na UFOP e coordenador da Orquestra de Violões também foi responsável por contribuir para uma nova forma de se posicionar como instrumentista e compositor. “Dar aula é uma extensão do estudar em si. Aprendo muito e frequentemente revisito o que domino bem ou não. A música instrumental nos faz ter que estudar muito, porque está em constante evolução”, diz Lucas.

E pensando nisso, no dia 23 de setembro, na segunda-feira antes do show, Lucas Telles, Marcela Nunes e Rafael Martini, vencedores do 19º Prêmio BDMG Instrumental, além da convidada especial, Lea Freire, participarão de um bate-papo no auditório da Escola de Música da UFMG, sobre “Composição e arranjo na música instrumental brasileira”, às 19h.

O encontro é aberto ao público e não será necessário realizar inscrição. O objetivo é refletir sobre o tema, compartilhar experiências e construir um diálogo entre músicos em formação, artistas consagrados e público.

Bate-papo com Lea Freire e vencedores do 19º Prêmio BDMG Instrumental (Lucas Telles, Marcela Nunes e Rafael Martini)

Dia 23 de setembro, às 19h

Auditório da Escola de Música da UFMG – Campus Pampulha – Av. Antônio Carlos, 6.627

Acesso gratuito

Não é necessário realizar inscrição

Série de shows dos vencedores do Prêmio BDMG Instrumental apresenta Lucas Telles – convidada especial: Lea Freire

Dia 25 de setembro, quarta-feira, às 20h

Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB-BH) – Teatro I

Acesso gratuito

Retirada de ingressos 1h antes do show na bilheteria do teatro

Classificação livre

Foto: Élcio Paraíso

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.