Notícias

Prefeitura de Belo Horizonte retoma e amplia projeto “Música de Domingo” no Teatro Francisco Nunes

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, retoma e amplia o projeto Música de Domingo, no Teatro Francisco Nunes (avenida Afonso Pena, 1277, Parque Municipal). O lançamento acontecerá neste domingo, dia 22, com apresentação da Geraes Big Band da UFMG, às 11h. A entrada é gratuita mediante a retirada de ingressos uma hora antes do concerto. Após a apresentação haverá um bate-papo com Rafael Martini, um dos diretores do grupo.

A proposta traz uma programação musical quinzenal, nas manhãs de domingo, com shows, debates, workshops, e outras atividades ligadas à área. O projeto ocupará a sala de espetáculo, foyer, jardins e largo do teatro. “Estamos retomando mais um projeto bem-sucedido da cidade. O Música de Domingo é parte da memória afetiva de Belo Horizonte e agora também deseja construir um espaço de reflexão e fruição da produção musical em sua mais diversa expressão. Para a abertura celebramos duplamente: o retorno do projeto e a parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, com a apresentação da Geraes Big Band”, afirma a diretora de Promoção das Artes da Fundação Municipal de Cultura, Aline Vila Real.

O objetivo do “Música de Domingo” é resgatar a programação musical no Teatro Francisco Nunes, atrair o público frequentador do parque e novos públicos da cidade que tenham interesse em assuntos ligados à área da música. O projeto surgiu na década de 1950 e era realizado em três espaços com a proposta de fomentar e difundir a música de orquestra e de câmara. A partir de 1990 passou a ser realizado apenas no Teatro Francisco Nunes, onde a programação seguiu ininterrupta até 2009.

De acordo com Aline Vila Real, uma das novidades do projeto é que ele não se dedicará apenas a música instrumental, ampliando sua abrangência também com a música cantada. Também serão promovidos momentos de reflexão sobre o setor após os espetáculos, com bate-papos e outras atividades de trocas, abordando as mais diferentes formas de fruição da música.

Com a ampliação, as apresentações se diversificarão em três formatos: concerto, Lab e Mostra Plural. Ainda em 2019, a programação contará com apresentações musicais selecionadas via edital Cena Plural e edital de ocupação do Teatro Francisco Nunes, oferecendo uma Mostra Plural, além da participação de interessados em ocupar o Espaço Música. Nele, produtos da música autoral estarão disponíveis, debates e encontros que acontecerão antes e depois das apresentações.

A abertura com a Geraes Big Band da UFMG retoma a vocação do Teatro Francisco Nunes para a música instrumental, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, e abre caminhos para novas programações em 2020. Em breve, o projeto receberá ainda o Lab, com a proposta de trazer novas experiências sonoras da cena belo-horizontina, em shows intimistas, no foyer e nos jardins do teatro, a exemplo de projetos mundiais como o Sofar Sounds.

Foto: Ricardo Laf

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.