Notícias

Circuito de Parques põe em foco a preservação do meio ambiente e oferece atividades artísticas gratuitas

De setembro a outubro três parques de Belo Horizonte recebem programação musical, rodas de conversa, plantios de árvores e atividades para crianças

O "Circuitos de Parques  – Música, Bike & Meio Ambiente” é um evento que usa o conceito de compensação ou neutralização de carbono, controlando para que as emissões de gases de efeito estufa, produzidas por qualquer atividade humana, como por exemplo, eventos, sejam compensadas. No CIRCUITO DE PARQUES, as emissões de gás carbônico serão equilibradas por meio da recomposição da Mata Atlântica, fazendo o plantio de árvores nativas em áreas de preservação. “Nosso cálculo prevê uma emissão de 3,9 toneladas de CO2 durante os dois dias de evento, o que demandará o plantio de aproximadamente 25 árvores”, explica coordenador do evento, Eugênio de Castro.

 
Belo Horizonte tem 74 parques, mas são poucas as pessoas que sabem onde e quando visitá-los. Alguns parques contam com nascentes, lagos, área de preservação e também espaços para brincadeiras e atividades esportivas. O Circuito de Parques inaugura sua história com a proposta de mostrar à cidade os seus espaços naturais e convida à população para ocupar, se apropriar e cuidar desses locais.
 
As atividades desta primeira edição acontecerão no Parque do Conjunto Estrela Dalva, na região oeste da cidade, no Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni, na região nordeste na Cidade Nova e com encerramento no tradicional Parque das Mangabeiras, no centro-sul, este último em parceria com o Aldeia Kilombo, um festival de cultura de matriz africana.
 
Além de incentivar o cuidado com o meio ambiente, o CIRCUITO DE PARQUES traz uma intensa programação cultural. Logo cedo atividades para crianças, com mágicos, palhaços, malabares, acrobacias e oficinas circenses, ao longo do dia diversos shows musicais e rodas de conversa, onde o cicloativismo e a consciência ecológica serão os temas principais. Além de entretenimento, a ideia do CIRCUITO DE PARQUES é trazer novas propostas coletivas para a melhoria da cidade, como a ciclovia entre-parques.
 
A programação musical está recheada de cantores de expressão:
 
- Dona Jandira: voz singular, madura e timbre forte são características de Dona Jandira. Aos 66 anos iniciou a carreira artística. Hoje, dez anos depois, possui um extenso currículo. Lançou seu primeiro CD, interpretando clássicos de artistas como Lupicínio Rodrigues, Ary Barroso e Ataulfo Alves.
 
  
Cris Gunther (EUA): cantor e ator americano. Sua Canção “Never Give Up” (Nunca Desista) foi escolhida por Madonna para ser uma das atrações de sua iniciativa global, #ArtForFreedom - e recentemente foi classificado em 1° lugar no ranking do ISINA, o novo programa de mentoria dos vencedores do Grammy- Babyface/Walter Afanasieff (que produziram e compuseram canções para Michael Jackson, Madonna, Mariah Carey e Christina Aguilera). Cris Gunther se destacou em rádios pop do país. Também ficou em 1° lugar nas paradas de BH pela Reverb Nation. Este será o último show do artista no Brasil, que retorna para os Estados Unidos.
 
- Paulo Otávio Supersoul (RJ): encontrou a soul music quando morou nos EUA. Trouxe um padrão musical sofisticado que chama a atenção pela riqueza dos arranjos e pela sonoridade única. Paulo Otávio lança, no Circuito de Parques, seu novo álbum- “Supersoul - Volume 2” -com dez canções inéditas, de autoria do próprio artista.
 
- Gustavito: grande nome da nova cena musical independente, atua como multi instrumentista, arranjador e compositor. Suas canções demonstram estilo marcado por sonoridade própria, com melodias e harmonias inusitadas, mescladas à influência de ritmos populares como samba e axé. Este ano, o músico lança seu mais recente trabalho - “Quilombo Oriental”.
 
Outras atrações: Boi da Manta, Cia Primitiva de Dança, grupo de choro Brasil Musical, Guarda de Congado de Esmeraldas, capoeira, biblioteca itinerante, brincadeiras tradicionais, Tenda da Saúde.
 
PROGRAMAÇÃO:
 
26 DE SETEMBRO - SÁBADO
 
Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni 
Rua Deputado Bernardino de Sena Figueiredo, 1.022, bairro Cidade Nova
 
09:00 – Abertura com palhaços e pernas de pau - Circo Irmão Simões
10h às 11h - Arena - Apresentação de Mágicos - Circo Irmão Simões
10h às 12h- Tenda 1 (Biblioteca) - Oficina Biólogos Malucos
11h às 12:30h - Tenda 2 - Roda de conversa "Carbon Free - Efeito estufa"
11h às 12:30h - Oficina circense (perna de pau, malabares e acrobacias)
12h às 14:30h - Brasil Musical (Chorinho)
13h às 17h - Brincadeiras de antigamente
13h às 14h - Baixo Bahia Futebol Social
14h às 15h – Espetáculo de Dança - Cia. Primitiva de Arte negra
13h às 15h - Oficina Pequeno Menestrel
14h às 15h - Tenda 2 - Roda de conversa  "Uso dos Parques"
15h às 16:15h - Gustavito e a Bicicleta
16:30h às 18h - Dona Jandira e banda
 
 
27 DE SETEMBRO - DOMINGO
 
Parque Conjunto Estrela Dalva
Avenida Costa do Marfim, 400, bairro Estrela Dalva
08:30h – (Concentração) Pedalada saindo do Parque Municipal - portaria Andradas 
09:00 – Abertura com palhaços e pernas de pau - Circo Irmão Simões
10h às 11h - Arena - Apresentação de Mágicos - Circo Irmão Simões
10h às 12h- Tenda 1 (Biblioteca) - Oficina Biólogos Malucos
11h às 12:30h - Tenda 2 - Roda de conversa "Cicloativismo" (Nova ciclovia entre-parques)
11h às 12:30h - Oficina circense (perna de pau, malabares e acrobacias)
12h às 14:30h - Brasil Musical (Chorinho)
12h às 15h - Brincadeiras de antigamente
13h às 14h - Roda de Capoeira
14h às 15h – Espetáculo de Dança - Cia. Primitiva de Arte negra
13h às 15h - Oficina Pequeno Menestrel
14h às 15h - Tenda 2 - Roda de conversa Reciclagem (coleta seletiva e sua variedade como alternativa artística) ministrado por Leo Piló, artista plástico e reciclador
15h às 16:15h - Paulo Otávio Supersoul (Sexteto - RJ) e dançarinos da Galera do Soul 
16:30h às 18h - Cris Gunther (EUA)
 
  10 E 11 DE OUTUBRO (SÁBADO E DOMINGO)
 
Parque das Mangabeiras
Avenida José do Patrocínio Pontes, 580, bairro Mangabeiras
 
ALDEIA KILOMBO (Festival de Cultura de Raiz)
9h às 17h
Guardas de Congado, Odum Orixá, apresentações infantis de dança e percussão, oficinas e roda de capoeira, festival de dança afro (varias cias de dança), Palco Aldeia, shows Mestre Conga, Carlinhos de Oxóssi, Tenda da Saúde, roda de conversa, piquenique vegetariano, Boi da Manta, etc.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.