Notícias

Recital no Conservatório UFMG apresenta canções de Edmundo Villani-Côrtes com interpretação em Libras

A interpretação em Libras acontecerá de forma simultânea ao canto da própria cantora, aproximando a intérprete do público

Nesta quinta-feira, 22 de setembro, às 19h30, o Palco Livre do Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG) recebe a apresentação Celebrando Villani-Côrtes, que levará parte da obra vocal do compositor mineiro Edmundo Villani-Côrtes ao público surdo. Esta proposta surgiu a partir da pesquisa que está sendo desenvolvida pela doutoranda Andréa Peliccioni e pela professora Luciana Monteiro de Castro, no Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da UFMG.

Dentre as nove canções propostas para o recital, quatro serão cantadas e interpretadas em Língua Brasileira de Sinais – Libras. A interpretação em Libras acontecerá de forma simultânea ao canto da própria cantora, aproximando a intérprete do público. Em algumas canções, os surdos que estiverem presentes serão convidados a subirem ao palco para vivenciarem uma experiência musical. 

Sobre as artistas

Andréa Peliccioni: É natural de Borda da Mata (MG), cantora, bacharel, licenciada e especialista pela Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Mestre em Música/Educação Musical e doutoranda em Música/Performance Musical pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música da UFMG. Sua experiência profissional tem ênfase em canto e educação musical, atuando nas áreas de performance do canto, canto coral, educação musical e surdez. Atua como professora de canto na Escola de Música da UEMG desde 2015. Além da formação musical, também é técnica em Tradução e Interpretação de Libras pela Escola Estadual Francisco Sales.

Patrícia Valadão: Graduada em Música/Performance pela UFMG (1999), mestre em Música pela UFMG (2002) e doutora em Música pela Universidade Estadual de São Paulo (Unicamp) [2019]. Desde 2011, integra o quadro de professores efetivos da Escola de Música da UFMG. Atua como pianista e cravista em concertos sinfônicos, de câmara, óperas e concursos de canto.

Repertório:

1 - Pai nosso (2001) (canto, piano e Libras)
2 - Casulo (1991) - Texto de Júlio Bellodi (canto e piano)
3 - Valsinha de roda (1979) - Texto de Edmundo Villani-Côrtes (canto, piano e Libras)
4 - Para sempre (1998) - Texto de Edmundo Villani-Côrtes (canto, piano e Libras)
5 - Modinha da moça de antes (1994) - Texto de Luciano Garcez (canto e piano)
6 - Fonte eterna (1974) - Texto de Laerte Freire (canto e piano)
7 - Ponteio - Alma da natureza (1991) - Texto de Júlio Bellodi (canto e piano)
8 - Alma minha (2009) - Texto de Luís Vaz de Camões (canto e piano)
9 - Papagaio azul (1999) - Texto de Edmundo Villani-Côrtes (canto, piano e Libras)

Serviço: Palco Livre: Apresentação Celebrando Villani-Côrtes
Andréa Peliccioni (canto e Libras) e Patrícia Valadão (piano)
Data: 22 de setembro, quinta-feira
Horário: 19h30
Local: Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG)
Entrada franca

Mais informações: (31) 3409-8300

Foto: Costa e Silva

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.