Notícias

UFMG lança livro sobre perspectiva enunciativa e pragmática de Análise do Discurso

A obra já se encontra disponível e pode ser adquirida no site da Pontes Editores

O Núcleo de Análise do Discurso (NAD) da UFMG lança o livro Análise do Discurso Numa Perspectiva Enunciativa e Pragmática, de autoria do professor Wander Emediato, da Faculdade de Letras (Fale). A obra já se encontra disponível e pode ser adquirida no site da Pontes Editores.

No livro, o autor defende uma perspectiva enunciativa e pragmática de Análise do Discurso, integrada a uma filosofia da ação (comunicativa) e a um paradigma dialógico. A teoria dos jogos de linguagem de Wittgenstein e a teoria dos atos de fala mostraram que o uso da linguagem obedece a um conjunto de regras com caráter normativo, o que favoreceu o postulado de uma ética do discurso, baseado em Habermas, que orienta, em grande medida, as ações comunicativas, o exercício do discurso. Essa mesma ética discursiva possibilita a emergência de consensos pragmáticos importantes no interior das comunidades enunciativas, o que se alinha com o postulado do dialogismo permanente e radical, conforme Francis Jacques.

De acordo com a sinopse, “o consenso pragmático não atua apenas no nível referencial, pois o mundo comum partilhado não se limita à descrição de ‘estados de coisas’, envolve um conjunto complexo de aspectos, como as ações convencionalizadas, os contratos de comunicação, os objetivos interacionais, a diversidade de representações sociodiscursivas, as éticas discursivas, os parâmetros situacionais e as questões identitárias”. A Análise do Discurso busca extrair do jogo comunicativo as suas regras, o uso comunicativo e dialógico da linguagem, as estratégias operando em sua manifestação e os conteúdos dóxicos evocados e negociados pelas comunidades discursivas (seus valores, sua intencionalidade comunitária, suas significações imaginárias).

Se há um processo de transformação social pela linguagem, ela só pode ser almejada através de uma perspectiva pragmática e dialógica que dá aos agentes sociais autonomia, consciência crítica e responsabilidade ética e discursiva. Busquei, neste livro, levantar questões sobre o fenômeno discursivo e trazer reflexões de ordem teórica, mas também aplicações que podem ser úteis aos pesquisadores da área e a outros interessados pela análise do discurso. Através de análises de discursos políticos, de mídias, da publicidade, das artes, entre outros, acredito que o livro possa favorecer diferentes leituras e, dessa forma, ser mais agradável e abarcar um público mais amplo.

Informações
Núcleo de Análise do Discurso (NAD) da UFMG: http://www.letras.ufmg.br/nucleos/nad/
Editora Pontes: https://www.ponteseditores.com.br

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.