Notícias

A Escola de Música da UFMG apresenta a ópera “Rinaldo”, de Haendel, pela primeira vez em BH

A montagem faz parte das comemorações dos 90 anos da Instituição

Nos dias 23, às 17h30, e 25 de setembro, às 19h30, o Opera Studio e a Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG apresentam a ópera Rinaldo, do compositor alemão G. F. Haendel.  Os concertos acontecem no auditório da Escola de Música, no Campus Pampulha. O acesso é gratuito.

A ópera foi montada pelos próprios participantes, como conteúdo da disciplina Opera Studio da Escola de Música da UFMG. A cada ano a Escola apresenta uma nova montagem, e para o ano em que se comemora os 90 anos da Instituição, foi escolhida uma ópera inédita em Belo Horizonte.

A regência e direção musical são assinadas por Charles Roussin, e a direção artística é de Annelise Diaz, aluna do último período de graduação em Canto.

Composta em 14 dias por Händel, Rinaldo possui belas melodias e elevado virtuosismo vocal, que caracterizam as obras do Barroco. Todo o poder de comunicação e  sedução da música do compositor está sintetizado na ária “Lascia ch’io pianga”, uma das mais célebres obras do autor.

A ópera “Rinaldo”

No tempo das cruzadas, um cavaleiro cristão cai nas mãos da Rainha de Damasco, que possui poderes mágicos. A história então se desenvolve entre magias e lutas de espadas, narrando a busca do herói por sua amada e pela vitória na guerra em Jerusalém.

Comemoração dos 90 anos da Escola de Música da UFMG

Até abril de 2016, estão previstos na programação comemorativa dez concertos, entre eles, flash mobs e apresentações operísticas em homenagem a compositores, professores, alunos e técnicos administrativos que fizeram e fazem parte da Escola de Música da UFMG.

A série de apresentações comemorativas marca as nove décadas de uma das mais conceituadas instituições de ensino superior do Brasil, com atuação na área cultural de Minas e do país. Desde 29 de abril de 1925, a Escola de Música da UFMG é responsável pela formação de importantes artistas que atuaram e atuam em salas de concertos do país e do exterior, professores de música e musicoterapeutas.

Atualmente, a Escola possui 532 alunos de graduação, 213 nos cursos de extensão, 804 do Centro de Musicalização Integrada, 41 estudantes no mestrado e 32 no doutorado. A instituição mantém grupos musicais permanentes, que realizam apresentações dentro e fora da Escola. O objetivo dos grupos é apoiar as atividades didáticas de formação e aperfeiçoamento profissional dos alunos. São eles, Orquestra Sinfônica, Coro de Câmara, Ars Nova Coral da UFMG, Gerais Big Band, Grupo de Percussão, Coral de Trombones, Corais do Curso de Extensão em Música e grupos do Centro de Musicalização Integrada, que inclui crianças, adolescentes e adultos.

 

Foto: Divulgação 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.