Notícias

Cia A Corja estreia Nós que Sonhamos Aqui Estamos, experiência cênica em formato de podcast com transmissão pelo Spotify

A Cia A Corja estreia, no dia 1º de outubro, terça-feira, 18h, pela plataforma de streaming Spotify, Nós que Sonhamos Aqui Estamos, peça em formato de áudio-teatro com trilha sonora e composições musicais criadas exclusivamente para o espetáculo. A peça foi concebida a partir de pesquisas dos textos Fuenteovejuna, de Lope de Vega, e A Vida É Sonho, de Calderón de La Barca. A dramaturgia retrata a história de um reino assolado por uma terrível peste que impede a população de sonhar. Por fim, os plebeus se revoltam contra o rei pela discordância de seu governo e buscam debater os temas e problemas sociopolíticos de forma coletiva. Serão disponibilizados, de uma só vez, quatro episódios que compõem a trama.

"Após sermos contemplados pela Lei Aldir Blanc, nos deparamos com a dificuldade de realizar o espetáculo por conta da realidade pandêmica que vivemos. A partir desse cenário, surgiu a ideia: Por que não adaptar as antigas radionovelas? Uma peça radiofônica, um podcast ficcional. Unir essa forma de arte de antigamente com a tecnologia de hoje, aceitando as condições que nos foram impostas pela conjuntura (e pelo nosso desgoverno). Adaptamos nosso roteiro e reiniciamos os ensaios", comenta Anna Patarra, idealizadora do projeto e atriz. 

Na obra, a comédia é utilizada como maior ferramenta para debater a relação promíscua entre os poderosos e o poder e a exclusão do povo nas tomadas de decisão de questões públicas. "Vivemos em uma sociedade polarizada e agressiva. Em vez de nos agredirmos por conta de nossas diferenças ideológicas, por que não debater nossos problemas em comum?", reflete Anna.

Sinopse
Um reino distante foi amaldiçoado por uma peste que assola a população. Quem contrai a doença para de sonhar. Além disso, o povo tem no governo um rei tirano que beneficia a alta classe burguesa que lucra mais do que nunca. Já os plebeus empobrecem cada dia mais, tornando-se famintos, amedrontados e sem qualquer esperança ou perspectiva. É assim, que impelidos de agir, três cidadãos se encontram ao acaso e juntos tomam uma atitude. Essa é a história da Corja.


Sobre a Companhia A Corja
Um grupo de quatro artistas e pesquisadores se uniu quando percebeu o seu interesse em comum no estudo das obras de Augusto Boal.

Na Corja tem gente que faz de tudo um pouco. Tem quem escreva dramaturgia, quem produza o espetáculo. Há os que tocam violão e bandolim e até os que leem o oráculo. Tem desenhista, pintor e tabagista. Tem professora, mãe e ativista. Só não tem, e não tem mesmo, bolsonarista!

Essa Corja de arteiros foi contemplada pela Lei Aldir Blanc, na cidade de São Bernardo do Campo/SP.

Ficha Técnica
Produção: Luísa Ascenção e Anna Patarra

Roteirista: Deco Parisatto

Elenco: Anna Patarra, Luísa Ascenção, Victor Moretti, Vinicius Beu, Ricardo Côrte Real, Marina Gatti, Gabriela Rocha, Virginia Rietman, João Candau, JP Constantino e Kai Patarra

Produtora de Elenco: Alexandra da Matta

Direção Musical e Composição: Vinícius Beu e João Candau

Músicos: Vinícius Beu, João Candau, Virginia Rietman, Kai Patarra e Anna Patarra

Captação Sonora: Estúdio U

Direção de Arte: Anna Patarra

Arte Digital: Cidadão de Ben e Luísa Ascenção

Idealização: Anna Patarra, Luísa Ascenção, Victor Moretti e Vinicius Beu

Edição, Mix & Master: Nicholas Tafla Rabinovich

Assessoria de Imprensa: Angelina Colicchio e Diogo Locci - Pevi 

Serviço

Nós que Sonhamos Aqui e Estamos - Cia. A Corja

Transmissão pela plataforma Spotify

Dia 1º de outubro, sexta-feira, 18h 

Classificação: Livre 

Duração: 10 minutos por episódio. Total - 40 minutos.

Foto: Produção

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.