Notícias

Festival de Cenas Curtas chega completa 16 anos com o tema diversidade

O Galpão Cine Horto, centro cultural do Grupo Galpão, apresenta, entre os dias 24 e 27 de setembro, a 16ª edição do Festival de Cenas Curtas. O evento mantem o reconhecido formato de apresentação das cenas e debates do dia seguinte e traz novidades: este ano o Cenas Curtas vai para a rua com uma feira de publicações independentes, foodtruck e residência artística, convidando o público a ocupar a Rua Pitangui. A programação completa pode ser conferida (abaixo) ou no site galpaocinehorto.com.br .

 

O Festival teve recorde de inscritos. A comissão de seleção composta por Aline Vila Real (Grupo Espanca!), Marcos Coletta (Galpão Cine Horto), Sérgio Penna, Reginaldo Santos (Galpão Cine Horto), Rogério Araújo (Armatrux) e Aretha Gallego (Galpão Cine Horto) receberam mais de 260 inscrições, das cinco regiões do país, delas dezesseis cenas foram selecionadas e se apresentarão nos quatro dias do evento no Teatro Wanda Fernandes.

 

Mantendo o formato tradicional, todos os dias, 4 cenas são apresentadas e sequenciadas pelo Calor da Cena, tradicional espaço de debate e crítica especializada sobre os trabalhos apresentados, com jornalistas convidados, artistas e público. Após os debates abre o Bar do Festival, onde o público continua o calor da discussão das cenas ao som de diversos Djs convidados. Especialmente no sábado o evento começa mais cedo, com uma feira de publicações independentes a céu aberto e foodtuck.

 

Nestes 16 anos o evento acumulou cenas de todas as regiões brasileiras, de linguagens, formatos e referências distintas. A diversidade, portanto, acompanha a trajetória do Cenas Curtas desde sua concepção, pautada pela necessidade de se fomentar novos processos criativos, dar espaço e visibilidade para os novos grupos e trazer a as novas linguagens para a pauta cultural. “Oferecemos o Cenas Curtas como espaço para se criar e experimentar. É um espaço de troca, fruição, sem preocupação com formatos, mas sim com novos respiros e boas ideias” diz Chico Pelúcio, diretor geral do Galpão Cine Horto. “Temos teatro de boneco, dança, humor, drama, solos, apresentações coletivas. Tudo cabe. Todo experimento cabe. Porque o ser humano também é assim: diverso.”

 

Transresidência – Experimento Queer

Outra novidade desta edição é a residência artística Transresidência, um experimento Queer que convida artistas, ativista e demais interessados em experienciar, conhecer e discutir arte, politica e gênero, onde a transgeneridade e a não-normatização do comportamento entra no foco da discussão. Uma parceria com This Is Not e NadaErrado por meio dos multiartistas Ana Luisa Santos, Fernanda Polse Branco, Guilherme Morais e Igor Leal.

 

Para participar da Residência os interessados devem enviar dados pessoais, mini biografia e e uma carta de intenção para o e-mail [email protected].

 

O Festival de Cenas Curtas é uma realização do Galpão Cine Horto, com apresentação do Ministério da Cultura, Governo de Minas, Petrobras e Caixa; patrocínio Cemig, Instituto Unimed e MIP engenharia  por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.