Notícias

Nova mostra do MHAB apresenta pontos turísticos de BH a deficientes visuais

Exposição fotográfica do artista Gustavo Xingu usa a áudio-descrição e o braile para apresentar 12 pontos turísticos de BH

 

A Fundação Municipal de Cultura, por meio do Museu Histórico Abílio Barreto, apresenta a exposição “Janelas para o Mundo”, uma mostra fotográfica totalmente acessível, do artista Gustavo Xingu. Através da áudio-descrição e do braile como complemento da fotografia, o artista propõe a inclusão de pessoas com necessidades especiais em uma interação com 12 obras de pontos turísticos de Belo Horizonte, sendo nove delas projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada até o dia 25 de outubro.

 

Usando a técnica de “dupla exposição digital” o artista Gustavo Xingu propõe o uso da áudio-descrição como ferramenta de inclusão de pessoas com necessidades visuais especiais no roteiro cultural de nossa cidade. Segundo ele, a intenção é promover dignidade, autonomia e independência das pessoas, a não discriminação, a igualdade de oportunidades, o direito à plena e efetiva participação e a inclusão na sociedade, e o respeito pela diferença com impressões em alto-relevo. “Na junção da arte fotográfica à defesa de direitos e interesses sociais, encontramos a audiodescrição como ferramenta de inclusão social”, comenta.

 

O artista visual Gustavo Xingu fundou, em 2008, o Laboratorio D'arte, um coletivo de artistas da Escola Guinhard / UEMG - Belas Artes. É oficineiro do Projeto “O Mundo que Eu Vejo”, junto à PBH, na Unidade Municipal de Ensino Infantil Silva Lobo, onde a fotografia é usada pelos alunos para mostrarem o que lhes chama a atenção, em especial, no ambiente escolar. A mostra “Janelas para o Mundo” foi selecionada através do Edital Descentra Cultura 2014, e já passou pela Casa do Baile.

 

Foto: Divulgação 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.