Notícias

Hospital das Clínicas de BH promove encontro com pacientes transplantados e em fila de espera no Dia Nacional da Doação de Órgãos

Evento, que acontecerá na próxima terça-feira (27), busca conscientizar a sociedade sobre a importância de doar de órgãos

Setembro é o mês dedicado à campanha nacional de incentivo à doação de órgãos. Só em Minas Gerais, mais de seis mil pessoas aguardam na fila pelo transplante e pela chance de renascer. Com o intuito de diminuir o tempo de espera e potencializar o número de doações, o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh irá realizar um encontro com transplantados e pacientes em fila de espera na próxima terça-feira (27), Dia Nacional da Doação de Órgãos. A instituição é um dos maiores centros transplantadores de Minas Gerais e realiza transplantes de coração, fígado, rins, medula óssea e córneas. 

Pacientes e familiares, equipe médica e interessados na causa se encontrarão no estacionamento do Campus Saúde, localizado no bairro Santa Efigênia, onde acontecerá roda de conversa com médicos das equipes transplantadoras, apresentação musical da banda dos Bombeiros MG e outras atividades. Haverá soltura de balões na cor verde representando as várias vidas já salvas pelo gesto de amor que é a doação de órgãos.

Para a dona de casa Geralda Batista, de 61 anos, o momento é de celebrar a vida. Ela recebeu um coração novo há cerca de dois meses e, após semanas de internação, pode finalmente voltar para casa na última semana. “Assim como esse gesto solidário salvou a minha vida, ele pode salvar a de outras pessoas. Só peço a Deus para que mais pessoas sejam doadoras”, disse.

Conhecimento

Na vertente científica, o “VII Seminário sobre Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes”, encontro online organizado pela CIHDOTT-HC/UFMG-Ebserh, vai discutir, entre 26 e 29 de setembro, o cenário atual dos transplantes e da doação de órgãos em Minas Gerais. Ele é gratuito, aberto à comunidade científica e sociedade por meio do Programa de Extensão da UFMG. Mais de mil pessoas foram certificadas nos dois últimos anos, entre estudantes de várias áreas, profissionais de saúde e pessoas interessadas nos temas.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo Sympla. Haverá certificado para os participantes que assinarem a lista de presença online. A programação visa ampliar e aprofundar discussões de interesse na área de doação e transplantes de órgãos que passam por aspectos éticos, humanização dos serviços de saúde e acolhimento familiar no luto; a importante e oportuna doação de tecidos oculares; aspectos técnicos relativos à doação e transplantes; resultados e impacto na vida das pessoas transplantadas.

A palestra de abertura, "A Comunicação Terapêutica e seu papel na Humanização do cuidado com as famílias", será ministrada pela enfermeira Carmen Segóvia, da Organização Nacional de Transplantes da Espanha. A situação atual e as perspectivas dos transplantes pós-pandemia, o diagnóstico da morte encefálica, acolhimento e entrevista familiar, e os resultados dos transplantes realizados no HC-UFMG também integram a programação do seminário online. 

Expertise

Desde o registro do primeiro transplante em Minas Gerais, que foi realizado pelo Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh em 1969, quando um homem de 32 anos recebeu um rim da irmã, a instituição já soma mais de 18 mil procedimentos pelo SUS. Na lista estão transplantes de coração, rins, fígado, medula óssea e córneas realizados por uma equipe que envolve cirurgiões, enfermeiros especialistas, médicos clínicos, especialistas em reabilitação física e assistência psicológica.

No primeiro semestre de 2020, o HC foi responsável por dois feitos inéditos em Minas Gerais: um transplante hepático em paciente com HIV e o primeiro intervivos hepático pediátrico do estado, em que o pai doou parte do fígado para a filha de apenas 1 ano. Vale lembrar que o primeiro transplante de fígado com doador com morte encefálica foi feito pelo HC, em 1994, e o primeiro de fígado entre dois adultos vivos também foi realizado pela instituição em 2003. O Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh também é pioneiro no transplante de córneas. 

Serviço: Encontro de Transplantados e Pessoas em Fila de Espera – HC-UFMG/Ebserh
27 de setembro de 2022
Das 9h às 11h30
Estacionamento do Campus Saúde da UFMG (Av. Alfredo Balena,190) 
Entrada gratuita

“VII Seminário sobre Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes”
26 a 29 de setembro
Inscrições gratuitas e emissão de certificado
Link para inscrições no seminário online: https://bit.ly/3SaY4Un

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.