Notícias

Nesta semana, CINE 104 estreia “Sessão Vitrine” com a exibição dos filmes “Os Jovens Bauman” e “Benzinho”

Fechando a programação de setembro, dedicada a filmes nacionais contemporâneos de destaque, o CINE 104 promove mais uma novidade: a Sessão Vitrine, em parceria com a Vitrine Filmes. Nesta quarta (25/09) e quinta-feira (26/09), a partir das 19h30, o espaço promoverá a exibição dos longas-metragens “Os Jovens Baumann” e “Benzinho”.

A iniciativa faz parte da proposta do CINE 104 de dar destaque à filmes nacionais contemporâneos que fazem parte de um momento prolífico do cinema brasileiro como um todo, sendo reconhecido em premiações internacionais. Estreando na programação do CINE 104, o longa “Os Jovens Bauman”, dirigido por Bruna Carvalho Almeida, combina a linguagem de documentário com ficção em uma trama que começa em 1992, quando em um encontro de família nas férias de verão, toda a geração mais jovem de herdeiros da família Baumann desaparece misteriosamente.

Através de fotos da viagem e registros em vídeo recém descobertos, reconstrói-se os últimos dias desses jovens, em uma tentativa de entender o mistério a tantos anos sem solução. Tanto na quarta, quanto na quinta-feira, a exibição de “Os Jovens Baumann” será realizada às 21h15, logo após a sessão de “Benzinho”.

Já “Benzinho”, longa de Gustavo Pizzi, retrata uma família brasileira que mesmo passando por tremendas dificuldades e por mudanças inesperadas, consegue manter a tônica do afeto, a graça e a possibilidade de sonhar. Com cores vibrantes e uma direção de arte apurada, o filme da vida ao dia a dia de Irene (Karine Teles, que atuou no aclamado “A Que Horas Ela Volta?”), que vive com o marido, Klaus (Otávio Müller) e os quatro filhos numa casa em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

As coisas não estão fáceis: a papelaria onde Klaus trabalha está praticamente falida e ele passa por dificuldades para manter a família. Mesmo assim, o casal não hesita em acolher Sônia (Adriana Esteves), a irmã problemática de Irene e seu filho, que passam a morar com eles. Sônia saiu de casa, fugindo do marido agressivo.

Irene acaba de realizar um sonho tardio: concluir o ensino médio. Ela se prepara para a sua formatura, ao mesmo tempo em que administra a casa e se desdobra para dar suporte e atenção para os filhos, o marido e a irmã. Nesse turbilhão, o filho mais velho do casal, Fernando (Konstantinos Sarris), é selecionado para jogar handebol profissional na Alemanha. Essa notícia desestrutura Irene e ela passa a viver um drama intenso que revela as delicadas contradições do afeto maternal.

“Benzinho” foi o vencedor do 18ª Grande Prêmio do Cinema Brasileiro nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor com o trabalho do cineasta Gustavo Pizzi e de Melhor Ator e Atriz, pelas atuações de Otávio Müller e Karine Teles, respectivamente. Além de ser contemplado na principal premiação brasileiro, Benzinho também teve uma excelente recepção nos principais festivais de filmes independentes mundo a fora, como o Festival Sundance e o Festival de Roterdã. O longa também venceu o prêmio da crítica e foi contemplado como melhor filme ibero-americano no Festival de Málaga, além de ter recebido prêmios no Festival de Gramado de 2018.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.