Notícias

Especialistas vão mostrar como superar os obstáculos na implementação da indústria 4.0

Painel online ocorre no dia 30 de setembro, próxima quarta-feira, às 17 horas, ao vivo no YouTube e no LinkedIn da Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII). Série de eventos voltada aos profissionais e empresas que atuam na área vai até dezembr

A indústria 4.0 se caracteriza por um conjunto de inovações tecnológicas que permitem a fusão do mundo físico e digital, criando processos mais rápidos, flexíveis e eficientes. Com a conexão de máquinas, sistemas e ativos, o objetivo é produzir com mais qualidade e menos custos, tornando as fábricas mais inteligentes. Mas como superar os obstáculos na implementação da indústria 4.0? Quais são as oportunidades que surgem a partir desta superação? Estas são algumas das perguntas que serão respondidas no evento online que ocorre no dia 30 de setembro (quarta-feira), às 17 horas.

O painel "Indústria 4.0: obstáculos e oportunidades" é promovido pela Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) e vai reunir um grande time de especialistas. Os convidados são: Daniel Moraes, Gerente de Transformação Digital e IT da Norsk Hydro; Luis Felipe Grossi, Gerente Global de Transformação Digital da Nidec GA; e Pierluigi Astorino, Diretor Industrial Veículos e Powertrain da Fiat Chrysler Automobiles (FCA). A mediação será de Claudio Goldbach, CEO da TERMICA Solutions e diretor da ABII.

A transmissão será ao vivo nos canais do Youtube e Linkedin da ABII, e a participação é gratuita e aberta a todos que tiverem interesse. “Vamos explorar a jornada 4.0 e a inovação aberta dessas gigantes da indústria da transformação, em um bate-papo descontraído e cheio de interação com a audiência", garante o mediador, Claudio Goldbach.

"A transformação digital tem um potencial infinito de beneficiar pessoas e indústrias ao redor do mundo. Discutir sobre estas possibilidades e trocar experiências neste sentido é uma grande satisfação para a Hydro. O avanço cada vez maior da indústria 4.0 está revolucionando a forma como trabalhamos e nos relacionamos com as pessoas e a indústria de manufatura, especialmente, tem um papel importante neste processo", ressalta Daniel Moraes, um dos convidados. 

Luis Felipe Grossi, também convidado, destaca: "A jornada da transformação rumo à indústria 4.0 é um caminho inevitável para se atingir patamares superiores de desempenho e manter-se competitivo no mercado, porém impõe obstáculos relevantes que quando debatidos entre pessoas com experiências práticas em diferentes ramos da indústria contribuem para aprofundar a discussão e gerar reflexões que podem ajudar quem está passando pelos mesmos desafios."

"A manufatura 4.0 é a base necessária para alcançarmos a competitividade que assegure a sustentabilidade do negócio", lembra Pierluigi Astorino, também convidado do painel.

Serviço

O quê: painel "Indústria 4.0 - obstáculos e oportunidades".

Quando: 30 de setembro, às 17 horas.

Onde: ao vivo nos canais da ABII no YouTube e LinkedIn.

https://www.youtube.com/channel/UCp2RzPRZmq605phMm4BFhUQ

https://www.linkedin.com/company/abii---associação-brasileira-de-internet-industrial

Quanto: gratuito e aberto para quem tiver interesse. Se você quiser fazer a inscrição para receber o link de transmissão no seu e-mail no dia do evento, acesse: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdInONypEr23bS438-KGuBwlqaYr1zxJ0VnAGRqxkH8jBWdkg/viewform

Conheça os painelistas

Daniel Moraes, Gerente de Transformação Digital e IT da Norsk Hydro

Engenheiro industrial elétrico formado pela Universidade Tecnológica do Paraná, também possui graduação em Administração pela Universidade da Região de Joinville e MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela PUC, do Paraná. Possui 20 anos de experiência em inovação, tecnologia e ecossistema de startups, desenvolvida nos segmentos da indústria de cimento, alumínio, eletro-eletrônico, mineração e setor elétrico.

Luis Felipe Grossi, Gerente Global de Transformação Digital da Nidec GA

Experiência de 10 anos em Supply Chain e Operações e apaixonado por Inovação e Tecnologia. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa (UFV, 2009) e Pós-Graduado em Gestão de Sistemas Logísticos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2012). Atualmente é Gerente Global de Transformação Digital da Nidec GA, responsável pela elaboração e condução do programa de Indústria 4.0

Pierluigi Astorino, Diretor Industrial Veículos e Powertrain da FCA

Desde 2006 no grupo, iniciou na planta de Mirafiori, Itália. Destacou-se como International Projects Leader, com desenvolvimento de projetos nas plantas do grupo nas quatro regiões do globo, e com tal expertise foi selecionado para compor o time do Projeto Pernambuco, sendo um dos responsáveis pela implementação e operação inicial da planta Jeep no Brasil por três anos. Após essa experiência, foi responsável pela Engenharia de Manufatura da FCA na América Latina e, em 2018, retornou a Pernambuco, dessa vez para ocupar o cargo de Plant Manager.

Claudio Goldbach, CEO da TERMICA Solutions e diretor da ABII

Profissional com 25 anos de experiência em processos térmicos, formado em Engenharia Química e pós-graduado em Gerenciamento Ambiental na Indústria pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com amplo conhecimento em equipamentos industriais como fornos, estufas e aquecedores. Tem pautado sua carreira na busca incessante de inovação e eficientização de processos térmicos industriais. Atual CEO da PERFIL Group Thermal Solutions, holding controladora das empresas Perfil Térmico, TERMICA Solutions e TERMIA TECHNOLOGY.

Vencendo os desafios da indústria 4.0

A ABII está realizando uma série especial de eventos online chamada "Vencendo os desafios da indústria 4.0", destinada a profissionais e equipes envolvidas no processo de adoção e implementação das ferramentas habilitadoras da indústria 4.0 nas empresas. As temáticas dos painéis, que vão até dezembro, estarão ligadas as áreas de agronegócio, manufatura, saúde e cidades inteligentes, seguindo agenda estratégica do governo federal para o desenvolvimento da indústria 4.0 no Brasil. Na etapa final, também serão realizados três painéis para apresentar dados e pesquisas realizadas pelos Grupos de Trabalho (GTs) de Negócios, Tecnologia e Pessoas da ABII.

Nos painéis, o público vai conferir especialistas, usuários e provedores do setor dando dicas preciosas. Serão apresentadas as melhores práticas da indústria nacional, cases de sucesso e ferramentas de gestão e tecnológicas. Os vídeos ficarão disponíveis no Youtube para quem quiser consultar e pesquisar o conteúdo após a realização do painel. 

"Se você faz parte de uma equipe que tem o desafio implementar a indústria 4.0, venha participar desta série de eventos e ver como outras empresas e outros profissionais estão conseguindo superar e vencer os desafios", convida o presidente ABII, José Rizzo Hahn Filho. "Na pós-pandemia, mais do que nunca, a indústria 4.0 será um fator de sobrevivência e competitividade para qualquer empresa", ressalta.

ABII Live Talks

A primeira série de eventos do ABII Live Talks, realizada entre 10 de junho e 15 de julho, teve cinco painéis, que apresentaram os seguintes debates: como diferentes setores da economia reagiram e estavam atuando durante a pandemia com suporte da tecnologia; que novos modelos de negócio começaram a surgir; como as tecnologias vão ajudar na geração de valor pós-pandemia; e sobre como as pessoas estão lidando com o mundo VUCA que estamos vivenciado, em um cenário ainda mais volátil, incerto, complexo e ambíguo do que antes. 

Tivemos ainda um painel que trouxe para o debate o desafio de aumentar a participação de mulheres na liderança de empresas de tecnologia. Se naquela série de eventos o objetivo era discutir o papel da transformação digital na retomada econômica com o público em geral, agora, a ideia é conversar diretamente com os profissionais envolvidos no processo de adoção e implementação da indústria 4.0 para fomentar este avanço.

Sobre a ABII

A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da indústria 4.0 e da IIoT (Industrial Internet of Things). Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração e o intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais, a partir do desenvolvimento de tecnologias e inovação. A ABII é signatária do Acordo de Cooperação com o IIC (Industrial Internet Consortium), consórcio criado em 2014, nos Estados Unidos, com o mesmo fim, pela IBM, GE e Intel. Buscando inserir o Brasil nesta revolução, Pollux, Fiesc/Ciesc e Nidec GA (antiga Embraco) uniram-se para fundar a ABII.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.