Notícias

Rafael Pires recebe Barão de Itaipava na comemoração de um ano do Pacco & Bacco, em Tiradentes (MG)

Para comemorar o primeiro ano do restaurante Pacco & Bacco, em Tiradentes (MG), no dia 28 de agosto, o chef da casa, Rafael Pires, convidou Alessandro Vieira, o Barão, do renomado Barão Gastronomia de Itaipava. Um menu especial foi preparado para celebrar a noite.

 

Foram doze meses de novidades e aperfeiçoamento, mas também de celebração da renovação da gastronomia mineira pelas mãos de empreendedores dedicados e um jovem chef talentoso. Quem também pode comemorar é a pequena Tiradentes, que se estabelece ainda mais como destino gastronômico, e também a culinária mineira que a cada geração se rejuvenesce, mantendo sua tradição e se tornando mais cosmopolita.

 

Da Espanha para o Brasil

Francisco Rodriguez é restauranteur e sommelier, responsável pela criação, em 2013, do restaurante Pacco & Bacco em Tiradentes, Minas Gerais. Mas, antes de sua paixão pela boa mesa, Francisco faz parte da terceira geração de uma família espanhola de restauradores e antiquaristas. Talvez seja por isso que cada detalhe de seu restaurante seja tão cuidadosamente pensado. Do projeto de iluminação, de autoria de Maneco Quinderé – um dos mais importantes iluminadores cênicos brasileiros, ao aconchegante ambiente onde predomina o revestimento de peroba do campo, todo o conjunto foi pensado para refletir na arquitetura o conceito que perpassa também sua cozinha: matérias primas nobres e diálogo com a tradição em uma linguagem contemporânea.

 

Depois de anos de pesquisa e viagens, há um ano Francisco (cujo apelido em espanhol é Pacco) e sua esposa, a também sommelier Lionara Rodriguez, abriram as portas do Pacco & Bacco, que em sua breve trajetória certamente já estabeleceu seu espaço no circuito mineiro da alta gastronomia.

 

De Lyon à Tiradentes

Mas, para concretizar o desejo dos sócios por um alto padrão de qualidade na cozinha, ainda faltava uma peça fundamental. E foi em um reencontro casual que Francisco e o chef Rafael Pires iniciaram sua parceria.

 

Rafael é formado pela Escola de Artes Culinárias do Institut Paul Bocuse, na França. Bocuse é associado à criação da Nouvelle Cuisine e considerado pelo New York Times como o chef do século XX. Em sua instituição de ensino muitos dos principais chefs de todo o mundo são formados anualmente na clássica tradição francesa.

 

No Brasil Rafael trabalhou em importantes casas como no paulista Fasano e Vecchio Sogno em Belo Horizonte, que somaram-se em seu currículo com a experiência profissional adquirida em Toronto no Canadá e no restaurante La Mer do Sofitel Abu Dhabi, especializado em cozinha francesa com frutos do mar.

 

E é no encontro da tradição francesa com ingredientes mineiros que Rafael empreende sua cozinha no charmoso espaço da Rua Direita, no centro histórico de Tiradentes. Queijos mineiros artesanais produzidos na região dos Campos das Vertentes, cogumelos de Barbacena e queijos finos de São Vicente são aliados ao savoir-faire francês. Em um ano de prática e refinamento do menu, hoje o Pacco & Bacco oferece opções como o Magret de Canard com Mousseline de Cará e a original Criação do  Chef: uma combinação de ingredientes mineiríssimos como torresmo de barriga, lombo e chips de banana preparados com uma sofisticação francesa que deixam o prato surpreendentemente leve.

 

Facebook | https://www.facebook.com/PaccoBacco

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.