Notícias

Comédia ‘Café com Gerônimo’ tem apresentação nesta sexta-feira no Centro Cultural UFMG

A entrada é gratuita e integra o projeto Baixo Centro En[cena], como parte da programação do Circuito Cultural UFMG

Na sexta-feira, dia 30 de setembro de 2022, às 18h30, o Centro Cultural UFMG recebe o ator Leo Ortiz para a apresentação do espetáculo teatral ‘Café com Gerônimo’. A atuação, concepção e direção da peça são assinadas pelo próprio artista e conta com a produção de Mariana Azevedo. O solo faz parte de uma série de produções com técnicas de máscaras e bonecos da Cia Valentina de Teatro e tem a classificação livre. A entrada é gratuita e integra o projeto Baixo Centro En[cena], como parte da programação do Circuito Cultural UFMG.

Seu Gerônimo é um senhor que gosta de um ‘cafezim’, uma ‘cachacinha’ e um bom ‘dediprosa’. Durante a encenação o público é convidado a tomar um café com queijo mineiro ouvindo causos, músicas e piadas da vida desse personagem pra lá de divertido e simpático, que utiliza um linguajar do interior e da vida simples e faz uso da improvisação e manipulação de bonecos.

Leo Ortiz é ator, diretor, bonequeiro, mascareiro e arte-educador formado pelo Teatro Universitário da UFMG. Atualmente é mestrando pela Universidade Federal de São João del-Rei e integrante e fundador da Cia Valentina de Teatro. Atuou com relevantes artistas nacionais e internacionais, participando de mais de 15 espetáculos como ator e diretor. Trabalhou em parceria com notáveis grupos e instituições, como o Grupo Galpão, Teatro&Cidade, Cia da Farsa, Teatro Terceira Margem/Associação Pano de Roda, Grupo de Teatro Kabana, SESI e SESC. Seus trabalhos são embasados no teatro visual, construção plástica e estética da cena, pesquisando a presença e não constância do rosto do ator em cena.

A Companhia Valentina de Teatro nasceu em 2010 com a proposta de criar arte e investigar suas vertentes ‘belas e grotescas’. Diversos estudos e práticas sobre métodos de atuação cênica e teatro de animação fazem parte da sua trajetória. Atualmente tem adotado um formato mais dinâmico, mantendo uma equipe flexível que segue sua pesquisa e criação tecendo parcerias com produções associadas e trabalhos de multilinguagens, como o circo, teatro de luz neon, bonecos, palhaçaria e máscara expressiva. Em seu repertório de espetáculos destacam-se ‘O Encontro Inesperado’, ‘Barba Azul’, ‘Gilles – la barbe bleue’, ‘Pequenas Grandes Memórias’ e ‘Café com Gerônimo’.

O Baixo Centro En[cena] faz parte do Circuito Cultural UFMG, um projeto da Diretoria de Ação Cultural da UFMG, por meio do qual artistas locais, regionais e de relevância nacional e internacional se apresentam para a comunidade. O objetivo principal é promover a articulação, interação e interlocução entre todos os espaços culturais vinculados à DAC, potencializando a integração das ações artístico-culturais da UFMG. Todas as atividades são gratuitas e abertas para a comunidade externa.

Café com Gerônimo
Solo com Leo Ortiz, da Cia Valentina de Teatro
Data: 30/09/2022
Horário: 18h30
Local: auditório do Centro Cultural UFMG
Entrada gratuita | Classificação livre | Duração: 50 minutos

Projeto Baixo Centro En[cena]
Última sexta-feira do mês no Centro Cultural UFMG

Siga o Centro Cultural UFMG e fique por dentro da programação:
Facebook | Instagram | YouTube | Twitter | Spotify | Site

Foto: Luciana Antunes

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.