Notícias

Competição de robôs autônomos volta a ser realizada presencialmente na UFMG

Em sua 9ª edição, CoRA é uma competição de robótica promovida pelo Programa de Educação Tutorial do curso de Graduação em Engenharia Elétrica (PETEE)

A UFMG promove, de 28 a 30 de setembro, mais uma edição da Competição de Robôs Autônomos (CoRA), que estava sendo realizada de forma virtual desde 2020, em função da pandemia de covid-19, e agora volta ao formato presencial. O evento vai retornar ao modelo tradicional de competição de robôs autônomos seguidores de linha (Line Followers), a ser realizado no Hall da Escola de Engenharia da UFMG, no campus Pampulha. São esperadas equipes do país inteiro. As melhores serão premiadas.

Em sua 9ª edição, CoRA é uma competição de robótica promovida pelo Programa de Educação Tutorial do curso de Graduação em Engenharia Elétrica (PETEE). Seu objetivo é incentivar nos participantes o interesse por engenharia e tecnologia por meio da pesquisa e desenvolvimento de projetos que atendam aos desafios da competição. Além disso, o evento é pensado para ser um espaço de troca de conhecimento e network.

Idealizada pelos integrantes do PETEE da UFMG em 2014, a disputa foi criada com o objetivo principal de incentivar alunos a aplicarem seus conhecimentos adquiridos em sala de aula na construção de robôs móveis autônomos seguidores de linha

Robôs autônomos seguidores de linha

O desafio dos competidores é projetar robôs autônomos seguidores de linha construídos pelos estudantes participantes do torneio. Trata-se de um projeto simples, uma forma ideal para a introdução à robótica. O robô seguidor de linha é capaz de percorrer um percurso pré-estabelecido por marcações no chão. Ele utiliza sensores que detectam a diferença de cor no trajeto para orientar sua movimentação. Está presente principalmente no ambiente industrial, geralmente no transporte de cargas.

As criações devem ser capazes de identificar e seguir marcações em uma pista de EVA revestida com tinta preta, também precisarão superar dificuldades e obstáculos no menor tempo possível, buscando as primeiras colocações. Os percursos fechados serão diferentes para cada bateria

Por se tratar de uma competição de engenharia, a proposta busca incentivar o competidor a desenvolver seu protótipo do início ao fim, ou seja, a projetar o máximo de partes possíveis do robô.

Outras informações pelo telefone (31) 3409-1013, pelo e-mail [email protected] ou pelo Instagram.

Foto: Phocus Quatro

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.