Notícias

FARTURA BH terá semana repleta de atrações gastronômicas - De 30 de setembro a 6 de outubro

O Projeto Fartura – Comidas do Brasil já é sucesso na capital mineira, cidade onde nasceu e se transformou na maior plataforma de gastronomia do país. Em sua 6ª edição, o Festival amplia suas atividades e conta com uma semana com mais de 60 atrações que valorizam a cultura gastronômica, da origem ao prato, entre os dias 30 de setembro e 6 de outubro.

Nos dias 30 de setembro e 1º de outubro haverá o Conhecimento Gastronômico nas Escolas, com uma programação exclusiva para as crianças. Já nos dias 3 e 4 de outubro, acontece o seminário “CULTIVAR: conversas sobre gastronomia da origem ao prato”, aberto ao público com o objetivo de incentivar as discussões acerca dos alimentos e reunir profissionais do setor para abordar temáticas relevantes e apresentar cases. O evento será realizado no auditório da Globo Minas.

E nos dias 5 e 6 de outubro, o tradicional Festival Fartura reúne chefs e produtores de todas as regiões do Brasil, aulas interativas, as melhores receitas para o público, além de shows e apresentações cênicas. O evento será realizado, em frente à sede da Filarmônica MG, no Barro Preto.

“A gastronomia tem um poder transformador que vai além do entretenimento. Por isso decidimos ampliar as atividades para uma semana, incluindo ações que promovem o conhecimento, discussões relevantes acerca do tema e também articulando uma programação destinada ao social, com intervenções em escolas, mostrando que a gastronomia pode ser um caminho para o futuro das crianças”, explica o idealizador do Projeto Fartura – Comidas do Brasil, Rodrigo Ferraz.

Dentre a vasta programação, destaque para o fim de semana, dias 5 e 6 de outubro, quando o público terá a oportunidade de vivenciar mais uma edição do já tradicional Festival Fartura – Comidas do Brasil Belo Horizonte. São mais de 60 chefs e profissionais da gastronomia. Shows musicais e performances também fazem parte da programação artística. A participação é gratuita, mediante retirada de convite no Sympla, e é feito um chamamento para a doação de alimentos não-perecíveis (não obrigatória) na entrada do evento.

Nos estandes do Espaço Chefs e Restaurantes, o público tem a oportunidade de apreciar pratos, petiscos e doces de importantes nomes da gastronomia do Brasil. Entre os confirmados, estão: Thiago Paraíso (Ouriço – DF), Jonatas Moreira (Akuaba – AL), Leo Magni e Liliana Andriola (Mandarinier Gastronomia - RS), Talita Viza (Alento Sorvetes – MG), Bitaca da Leste – MG, André de Melo (Seuburguer – MG), O Granulado – MG, Paulo Anijar (Santa Chicória – PA), João Lombardi (Ora Pro Nobis – MG), Mariana Gontijo (Roça Grande – MG), Luiz Miranda de Resende (Café com Prosa – MG), Ronaldo Souza e Raquel Brandão (Du Pain – MG).

Nos espaços Origem ao Prato ocorrem cozinhas ao vivo, onde o público assiste de pertinho o processo do chef na cozinha, seus segredos e truques em receitas especiais. Nesta edição, há participação de nomes como Willian Vieira (Terroir Gastronomia – SC), Juliano Caldeira (consultor gastronômico do Albanos), Eliza Fonseca (Bar da Lora – MG) e muito mais.

Como gastronomia também promove aprendizados diversos, o Espaço Conhecimento traz aulas com degustação, abordando cases e aspectos culturais culinária de diversos locais do país. Entre os convidados, o público poderá aprender mais com Cesar Adames (SP), Rosi Barbosa (MG), Paulo Anijar (PA), Eduardo Girão e Juliana Ustra (MG).

No Fartura, o público também tem a oportunidade de aprender com o chef no Espaço Interativo, local que conta com diversas aulas práticas. Será possível colocar a mão na massa com Willian Vieira (Terroir Gastronomia - SC), Caetano Sobrinho (Caê Restaurante e Bar – MG), Américo Piacenza (Cantina Piacenza - MG), entre outros chefs.

Produtos e Produtores descobertos nas Expedições Fartura também fazem parte das atrações do Festival e o público pode levar os mais diversos produtos e quitutes artesanais para casa.

Para deixar o evento ainda mais gostoso, acontecem shows e apresentações cênicas durante os dois dias de Festival. Os Festivais Fartura de 2019 já passaram por Belém, Brasília, São Paulo e Tiradentes. Até o fim do ano, Porto Alegre, Fortaleza e Lisboa recebem edições do evento.

Conhecimento Gastronômico nas Escolas

Algumas escolas públicas de Belo Horizonte contarão com eventos fechados para crianças e adolescentes. A ação Conhecimento Gastronômico nas Escolas ocorrerá nos dias 30 de setembro e 1º de outubro.

A intervenção conta com participação de chefs e outros profissionais do segmento que vão ensinar receitas e curiosidades gastronômicas. Apresentações culturais também integram a programação. O intuito da ação é mudar a rotina de centenas de pessoas, e promover o aprendizado, conhecimento e entretenimento por meio do poder transformador da gastronomia.

Seminário CULTIVAR

Nos dias 3 e 4 de outubro, será realizado o seminário “CULTIVAR: conversas sobre gastronomia da origem ao prato”, no auditório da Globo Minas, que reúne profissionais de diversas cidades brasileiras para discutir temáticas relevantes, com mediação da curadora do Projeto Fartura, Luiza Fecarotta.

Na quinta-feira (3), o público poderá conferir o bate-papo “Formas conscientes de servir”, que aborda como os restaurantes têm explorado as formas de servir e como isso interfere na relação com a origem dos ingredientes, no respeito ao meio ambiente e na criatividade dos cozinheiros. A sustentabilidade também será um dos assuntos, na palestra “Green Gaps”.

Já na sexta-feira (4), o dia começa com a apresentação de um estudo da Fundação Dom Cabral sobre a gastronomia como ferramenta de desenvolvimento econômico, social e cultural. A palestra “Da Cidade ao Campo” discute o movimento de êxodo urbano que está ganhando cada vez mais força; No encontro “A comida do futuro - Comer é um ato político” questiona o que e como as pessoas estão comendo e qual deve ser o comportamento de hoje para ter o que comer no futuro.

Foto: Nereu Jr

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.