Notícias

Memorial Minas Gerais Vale estreia exposição “Parâmetros da Liberdade”, de Lella Castelo Branco

Dez esculturas compõem a mostra, que fica em cartaz até 8 de novembro, com entrada gratuita. O trabalho é inédito em Minas Gerais, com peças em bronze e alumínio

O Memorial Minas Gerais Vale estreia dia 6 de outubro a exposição Parâmetros da Liberdade, da artista plástica Lella Castello Branco. A mostra é inédita em Minas e traz dez esculturas em bronze e alumínio. O trabalho fica em cartaz até 8 de novembronas salas de exposição temporária e no Jardim do Memorial, com entrada gratuita. O museu fica na Praça da Liberdade, 640 –Funcionários, esquina com Rua Gonçalves Dias.

 

Parâmetros da Liberdade propõe o questionamento das escolhas coletivas e independentes, com reflexões sobre a existência e a fragilidade da condição humana. A curadoria é da inglesa Trudie Stephenson, diretora do “The Art Insider". Entre as esculturas que integram a exposição destaca-se “Roda da Vida”, em alumínio. Sua forma geométrica lembra que a existência é um ciclo contínuo e colaborativo. “O tempo voa” é a obra mais recente (2014) e sugere liberdade e esperança, mas com amarras. Trata-se de um pássaro em voo ascendente, em alumínio polido, preso a uma espiral também ascendente. Outros trabalhos lidam com a fragilidade da condição humana, como “Simbiose”, em bronze patinado, que imortaliza um momento no tempo. Foi a primeira de suas criações entre as peças que serão expostas no museu (2010). No total, serão duas esculturas em alumínio e oito em bronze.

 

A exposição ainda conta com duas instalações preparadas especialmente para o trabalho em Belo Horizonte: “A primeira é um video, Invisible Chains (Correntes Invisíveis), de 2015.  A outra consiste em duas esculturas monumentais (2 X 1m) e material refletivo nas paredes, dando um efeito ad infinitum. Chama-se Quero Mesmo Me Levantar?”, adianta Lella.  Parâmetros da Liberdade foi exposta pela primeira vez no Brasil em 2014, no Rio de Janeiro, no CCJF, e estreia este ano na capital mineira.

 

Brasileira residente em Londres, Lella Castello Branco nasceu no Rio de Janeiro e tem família mineira, do município de Bom Despacho. Formou-se em Comunicação Social na PUC-RJ e, ainda na universidade, começou a estudar arte no Museu de Arte Moderna, onde foi aluna de Aluisio Carvão e Anna Bella Geiger, entre outros cursos no Brasil e no exterior. Suas esculturas fazem parte de coleções particulares no Brasil, Egito, Inglaterra e Suíça. O currículo como artista plástica inclui exposições coletivas no Rio de Janeiro e São Paulo; além de Londres e Portugal, na III Bienal de Culturas Lusófonas. Entre as exposiçõesindividuais destacam-se as mostras em Alba, Itália (2011); Sardoal, Portugal (2012); e no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no Rio de Janeiro (2014).

Foto: Rafael Adorjan

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.