Notícias

Manhãs Musicais apresenta neste domingo (29), concerto de Elise Pittenger e Rodrigo Miranda

O projeto da Fundação de Educação Artística, que ocorre aos domingos pela manhã, na sala Sergio Magnani, trás, nesta semana duo internacional de violoncelo e piano.

O projeto Manhãs Musicais, da Fundação de Educação Artística (FEA), apresenta nesse domingo, 29 de setembro o duo Elise Pittenger, violoncelo e Rodrigo Miranda, piano. O concerto camerístico será às 11 horas, na Sala Sergio Magnani, que fica na sede da FEA, à rua Gonçalves dias 320, Funcionários. Os ingressos custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).

No programa, Sonata em Dó Maior, Op. 119 (Andante grave, Moderato, Allegro, ma non troppoo), de Sergei Prokofiev; Cenas Cariocas, de José Guerra Vicente; Ponteio e Dança e Sonata No. 2 para violoncello e piano(Allegro Moderato, Melancólico, Festivo), ambas de Camargo Guarnieri.

Nos últimos anos, o pianista Rodrigo Miranda e a violoncelista Elise Pittenger têm trabalhado juntos em vários projetos camerísticos, incluindo concertos com os violinistas Alexandre Mota Kanji, Rommel Fernandes e Sofia Leandro, além de seus projetos em duo. Eles cultivam um repertório diversificado e buscam um equilíbrio entre obras europeias, americanas e brasileiras em seus concertos. Ambos se dedicam tanto ao ensino quanto à performance, lecionando nas principais universidades de Belo Horizonte, além de diversos festivais.

O duo

Elise Pittenger é natural de Baltimore, EUA, onde iniciou seus estudos de violoncelo aos 6 anos de idade no Peabody Conservatory. Ela se mudou para o Brasil em 2010 para integrar a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, na qual exerceu o cargo de chefe do naipe de violoncelos de 2011 a julho de 2015, e também atuou como solista em 2012 e 2013. Elise possui doutorado em performance musical pela McGill University (Canadá), sob a orientação do cellista Matt Haimovitz, e mestrado pela Rice University (EUA), onde estudou com Norman Fischer. Possui também bacharelado em literatura pela Yale University (EUA). Elise já tocou sob a regência de Kurt Masur, Seiji Ozawa, Charles Dutoit, Rafael Frühbeck de Burgos, Fabio Mechetti, Isaac Kabachevsky, Carl St. Clair, e Maximiano Valdés, entre outros, em festivais e orquestras nos EUA, Europa e Brasil. Também possui grande experiência em música de câmara, tendo sido integrante do Haven String Quartet (EUA) por dois anos. Nos últimos anos, Elise tem realizado concertos com Gustavo Carvalho (piano), Miguel Rosselini (piano), Rommel Fernandes (violino), Iura Resende (clarinete), Rodrigo Miranda (piano), Fernando Rocha (percussão) e Daniel Weiser (piano), tanto no Brasil quanto nos EUA. Desde 2016 Elise é professora de violoncelo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também coordena a área de Música de Câmara e o grupo de violoncelos. Atualmente tem realizado um projeto de pesquisa sobre música brasileira para violoncelo, e em 2018 organizou o I Encontro de Cordas que trouxe a Belo Horizonte músicos americanos, especialistas em didática de instrumentos de corda, para trabalhar com jovens profissionais da cidade.

Natural de Belo Horizonte, Rodrigo Miranda iniciou seus estudos de piano em 1982. Depois de concluir o Curso Livre de piano na FUMA – atual UEMG –, graduou-se em piano pela UFMG em 2001, onde estudou com Miguel Rosselini e Guida Borghoff. Estudou na Hartt School of Music em Hartford, Connecticut, finalizando um Graduate Professional Diploma e o curso de Mestrado em piano, sob a orientação de Luiz Carlos de Moura Castro. Rodrigo é Doutor em performance pianística pela University of Connecticut, onde foi aluno do Dr. Neal Larrabee. Participou de cursos e master-classes com importantes professores tais como Berenice Menegale, Yara Bernette, Bernhard Wetz, Diane Andersen, Boris Berman, Vitalis Margulis e Maria Gambarian. Rodrigo Miranda possui diversos prêmios em concursos nacionais de piano, incluindo o Concurso Arnaldo Estrella, o Concurso Nacional de Piano de Governador Valadares e o Concurso Art Livre. Foi também vencedor da Miami String Quartet Competition, tendo como prêmio se apresentado com este quarteto no Bushnell Theater em Hartford. Rodrigo se apresenta regularmente como solista e camerista, em recitais e festivais internacionais no Brasil, EUA, Espanha, Portugal, República Tcheca e Itália. Em parceria com Alice Belém e Sérgio Freire, publicou em 2006 o livro-CD “Do Conservatório à Escola: 80 Anos de Criação Musical em Belo Horizonte”, no qual participa também como pianista. De 2004 a 2014 foi o Diretor Musical da Igreja Anglicana de Saint James em Farmington, Connecticut, onde foi organista e dirigiu os coros adulto e infantil. Em 2006, junto aos amigos David Garrido Cid e Gabriel Löfvall, fundou o grupo coral Vallis Musicae, do qual é um dos co-diretores e com o qual realizou diversas turnês em países como EUA, Brasil, Espanha, Argentina, Irlanda e Reino Unido. Desde o fim de 2014 Rodrigo Miranda está de volta ao Brasil. Atualmente é professor de música da UEMG e participa ativamente como concertista na vida musical de Belo Horizonte.

Foto: Logo

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.