Notícias

Concerto Professores da Universidade de Münster

No concerto de abertura do projeto Horizons, o Conservatório UFMG recebe os professores da Universidade de Münster, o pianista Peter von Wienhardt, o violinista Koh Kameda e violoncelista Matias de Oliveira Pinto

No concerto de abertura do projeto Horizons, o Conservatório UFMG recebe os professores da Universidade de Münster, o pianista Peter von Wienhardt, o violinista Koh Kameda e violoncelista Matias de Oliveira Pinto. 

Projeto Horizons 2022

Em 2019, as escolas de música da UFMG e da Universidade de Münster lançaram uma colaboração com o evento HORIZONS: Uma semana de aulas, concertos e palestras em Belo Horizonte, MG. O projeto é dedicado à obras de música erudita européia, assim como à música dos dias de hoje, abordando elementos da música crossover, o engajamento criativo com obras acadêmicas da nova música e a interpretação de todos os tipos de música improvisada.

O propósito desta colaboração é prover uma plataforma de troca de informações, estilos musicais e experiências, além de estreitar os laços entre as duas instituições para promover mais intercâmbios. Esperamos construir uma base para colaborações a longo prazo, com o suporte das duas universidades e da instituição de financiamento alemã, DAAD.

Em decorrência da pandemia do COVID, em 2021 a segunda edição aconteceu virtualmente. Esse ano voltamos as atividades presencias e a Escola de Música da UFMG receberá 6 professores da Musikhochschüle Münster entre 03 e 07 outubro para uma semana de masterclasses, palestras, aulas e concertos.

Sobre os artistas 

Peter von Wienhardt, nascido em Budapeste em 1966 e criado na Alemanha, já viajou por quase todo o mundo como músico. Ganhou vários prémios (entre outros Cziffra-Liszt, Deutscher Musikrat, Echo Klassik etc.) e publicou múltiplas gravações como solista, com orquestras e música de câmara com grandes artistas. A marca especial de Wienhardt é sua constante exploração musical. Assim a informação, improvisação e recomposição não fazem apenas parte de sua vida mas também de sua música. Vida e Música são jornada e mudança. Suas facilidades técnicas e de leitura à primeira vista o capacitaram a construir um enorme repertório; o seu interesse artístico dirige-se cada vez mais a um território musical inexplorado. Desde 2006 ele ocupa a cadeira de piano e crossover em Münster e é diretor administrativo do Aaserenaden Münster.

Koh Kameda

Ganhador da "Henryk Szeryng International Violin Competition 1997" (México), o violinista Koh Gabriel Kameda é reconhecido internacionalmente como um grande artista em emergência, tendo sido fortemente elogiado por Lord Yehudi Menuhin e Sir James Galway. Aos 12 anos iniciou seus estudos na Universidade de Karlshue com o professor Josef Rissin. Em 1993 foi convidado por Pinchas Zukerman para estudar na Manhattan School of Music em Nova York. Sua estréia foi 1988, aos 13 anos, solando o concerto no. 5 de Henri Vieuxtempscom a orquestra filarmônica de Baden-Baden. Se apresenta regularmente na Europa, Asia e nas Américas. Ja solou com importantes orquestras, incluindo Staatskapelle Dresden, Berlin Symphony Orchestra, Hamburg Symphony Orchestra, Austrian Radio and Televison Symphony Orchestra, Belgian Radio and Television Orchestra, Israel Philharmonic Orchestra, Japan Philharmonic Orchestra, Zürich Chamber Orchestra, Kölner Kammerorchester, National Symphony of Ireland, Athens State Orchestra,  Philharmonica Hungarica, Tokyo Metropolitan Orchestra, Nordhausen Symphony Orchestra, Mexican State Symphony Orchestra, Tokyo Chamber Philharmonic and the Symphony Orchestra of Venezuela, dentre outros. Kameda possui uma carreira de grande sucesso em especial no Japão.

Kameda ensionou na Universidade das Artes de Zurich de 2004 a 2009. Em 2010 aceitou uma posição de professor na universidade de música de Detmold, e desde 2018 ensina na Universidade de Münster. Seus alunos conquistaram prêmios em competições internacionais tais quais Szeryng, Brahms, Flesch, Kloster Schöntal, Lipizer, Postachini e outras. Koh Gabriel Kameda toca no violino "Holroyd", construído por Antonio Stradivari em Cremona em 1727 e seu arco principal é do archetier francês Eugène Sartory.

Matias de Oliveira Pinto é natural de São Paulo onde iniciou seus estudos musicais. Em 1980, mudou-se para Berlim como bolsista da Fundação Herbert vonKarajan. Na Europa estudou na Escola Superior de Música de Berlim (HdK) e na Academia Franz Liszt de Budapeste.

Pedagogo muito solicitado, Matias é professor de violoncelo na Universidade das Artes de Berlim, na Faculdade de Música de Münster e frequentemente ministra masterclasses em diversos países. O músico realiza extensas turnês pelos EUA, vários países da América do Sul, toda a Europa, Ásia, Nova Zelândia e Austrália, apresentando-se também em importantes festivais.

Diretor Artístico do Festival Celloherbst, na Alemanha, tem se apresentado também como regente em vários países europeus. Em Berlim se apresenta nas salas de concertos mais importantes da cidade como, por exemplo, Philharmonie, Konzerthaus, Appollo-Saal Der Staatsoper, entre outras. Gravou Cd’s pelos selos europeus Academy, KreuzbergRecords, Bella Musica, HungarotonClassics e Cello Colors.

Programa de Concerto

Heitor Villa Lobos (1887-1959): O Canto do Cisne negro para violoncelo e Piano
Heitor Villa Lobos: O Trenzinho do Caipira para violoncelo e Piano
Richard Addinsell (1904-1977): The Warsaw Concerto para piano solo
Charles Vale – J. Heifetz: Ao Pe Da Fogueira para violin e piano
Manuel Ponce (1882-1948): Estrellita para violino e piano
Maurice Ravel (1875-1937): Tzigane para violino com accompaniment de piano
L.von Beethoven (1770-1827): Piano Trio op.1 No.3 em Do menor
Allegro con brio
 Andante cantabile con variazioni
Menuetto, quasi Allegro
Prestissimo

HORIZONS Música de Câmara com Convidados da Universidade de Münster - 
Professores Peter von Wienhardt, Koh Kameda, Matias de Oliveira Pinto
Data: 3 de outubro de 2022 
Segunda-feira / Horário: 19h30
Local: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG
Entrada franca. Info: 3409-8300 

Foto: Koh Kameda

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.