Notícias

II Conexões Musicais - Especial 2022: Retratos do Brasil

A entrada é gratuita com classificação livre

Dentro da série Especial 2022: Retratos do Brasil, do Conservatório UFMG, o Grupo Resgate da Canção Brasileira apresenta concerto com obras do cancioneiro erudito brasileiro, com os compositores Francisco Braga, Alberto Nepomuceno, Luis Melgaço, Hostílio Soares, Antônio Carlos Gomes e Aloysio de Alencar Pinto.

No palco, Luciana Monteiro de Castro, Mônica Pedrosa e Mauro Chantal, professores de Canto da Escola de Música da UFMG e Patrícia Valadão, professora de piano da Escola.  Além de integrar a programação da série Especial 2022: Retratos do Brasil, o concerto faz parte também da 3ª edição de Horizons, projeto de colaboração entre a UFMG e a Universidade de Münster, que realiza concertos, cursos e palestras com profissionais das duas instituições. 

Sobre o grupo e os integrantes

Resgate da Canção Brasileira é um grupo de pesquisa, vinculado ao Diretório de Grupos do CNPq, criado em 2003 por professores da Escola de Música da UFMG com o objetivo de pesquisar e divulgar o cancioneiro erudito brasileiro.

Atualmente formado por professores de canto, violão e teoria musical da UFMG, UFU, UFS, UEM, e UFJF, desenvolve atividades diversas como a busca de fonte documentais, estudos interpretativos e das práticas de performance e estudos analíticos com base na semiótica, intermidialidade, dialogismo e outras teorias, visando a publicação de artigos, edição de partituras, gravação e performance de repertório. Dentre as realizações do Grupo destacam-se seis edições do Seminário da Canção Brasileira da UFMG. 

MÔNICA PEDROSA - professora de Canto na Escola de Música da UFMG, graduada em Canto por essa instituição, Mestre pela Manhattan School of Music e Doutora em Literatura Comparada pela UFMG. Como bolsista Capes/Print, realizou em 2021 e 2022 o Pós-doutorado como professora visitante na Universidade da Califórnia, Riverside, desenvolvendo trabalho colaborativo com o compositor Prof. Paulo C. Chagas na escrita e criação audiovisual de um ciclo de canções com poemas de Adélia Prado. Pesquisadora do CNPq, tem se dedicado especialmente à pesquisa e à divulgação da canção de câmara brasileira, sendo atualmente coordenadora do grupo de pesquisa “Resgate da canção brasileira”. Com os membros desse grupo vem escrevendo artigos, publicando partituras, realizando concertos e gravando obras de importantes compositores eruditos brasileiros. Constam de suas produções o CD “Canções da Terra, Canções do Mar” com o violonista Fernando Araújo e o livro de partituras homônimo, os registros da integral das canções de Lorenzo Fernândez e Francisco Braga, com a pianista Guida Borghoff, pelo Selo Minas de Som e o CD “Manuscritos de Buenos Aires e canções para canto e violão de Francisco Mignone”, com Fernando Araújo, pelo selo Sesc de São Paulo.

LUCIANA MONTEIRO DE CASTRO - graduada em Canto pela UFMG e pelo Conservatório Nacional de Lisboa. Mestre em Performance Musical e Doutora em Letras/Literatura comparada, com ênfase em estudos da canção de Helza Camêu. É professora na Escola de Música da UFMG desde 2002, onde leciona Canto e outras disciplinas na graduação e pós-graduação. Tem se dedicado ao estudo e divulgação da canção brasileira de câmara; coordena o Programa de Extensão Selo Minas de Som e atua como pesquisadora do grupo Resgate da Canção Brasileira. Cantora de experiência, além de concertos de câmara, atuou em obras sinfônicas e óperas sob a regência de nomes como David Machado, Silvio Viegas, Isaac Karabtchevsky, Marcelo Ramos, Roberto Tibiriçá, Emílio de César dentre outros.

MAURO CHANTAL - Doutor em Música pela UNICAMP, com tese sobre a obra de Arthur Ibêre de Lemos. Mestre em música pela UFMG, graduou-se em piano e canto também na UFMG. Atua como docente na Escola de Música da UFMG nas áreas de canto e técnica vocal, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação, além de integrar o projeto de pesquisa Resgate da Canção Brasileira (UFMG) e Canto: arte, técnica e pedagogia (UNICAMP). Possui mais de 100 títulos como compositor de música vocal. Com Lígia Ishitani, gravou o CD Un doux refuge, coma íntegra das canções de Arthur Bosmans (1908-1991). Como baixo solista, atuou em óperas como Rigoletto, Le nozze di Figaro, La traviata, Pelléas et Mélisande, Macbeth, Roméo et Juliette e Il Guarany, além de atuar como pianista acompanhador. Em 2022, participou da estreia mundial da ópera Aleijadinho de Ernani Aguiar.

PATRÍCIA VALADÃO - Doutora em Música pela UNICAMP, pianista, cravista e professora da Escola de Música da UFMG, defendendo a tese “Ópera Tiradentes, de Joaquim de Macedo Junior: resgate histórico, análise e edição”. Desenvolve ampla atividade como concertista solista e camerista, atuando na preparação de cantores em óperas e oratórios, no Brasil e exterior. Sua atividade como pesquisadora envolve edição e análises musicais de obras brasileiras contribuindo com a divulgação de nossa música e cultura. 

PROGRAMA DE 04 OUTUBRO DE 2022

Aloysio de Alencar Pinto (1911-2007)
Sodade - harmonização de cantiga de roda

Antônio Carlos Gomes (1836-1896)
Realtà - versos de Antonio Ghislanzoni (1824-1893)

Hostílio Soares (1898-1988)
Heliantos -  versos do compositor

Luis Melgaço (1903-1983)

Noite em surdina - versos de César Burnier (1900-1989).
Voz: Mauro Chantal - baixo
Ao piano: Patrícia Valadão

Alberto Nepomuceno (1864 -1920)

Dor sem consolo - op. 32 n.1 - versos de Afonso Celso (1860 – 1938)
Sempre - op. 32 n.2 - versos de Afonso Celso (1860 – 1938)
Medroso de Amor - op. 17 n.1 - versos de Juvenal Galeno (1838 – 1931)
Madrigal - op. 17 n.2 -  versos de Luís Guimarães Filho (1878 – 1940)
Voz: Luciana Monteiro de Castro - meio soprano
Ao piano: Mauro Chantal

Francisco Braga (1868 – 1945)

Baiser rendu -  versos de Charles Quinel (1868 – 1942)
Borboletas - versos de Hermes Fontes (1888 – 1930)
Cantiga de amor - versos de Luis Guimarães Filho (1878 – 1940)
Dá-me as pétalas de rosa - versos Olavo Bilac (1865 – 1918) 
Catita - versos de Ovídio de Mello 
Voz: Mônica Pedrosa - soprano
Ao piano: Mauro Chantal

CONEXÕES MUSICAIS
Especial 2022: Retratos do Brasil

CONCERTO RESGATE DA CANÇÃO BRASILEIRA
Luciana Monteiro de Castro, Mônica Pedrosa, Mauro Chantal e Patrícia Valadão música erudita

Data: 4 de outubro de 2022 
Terça-feira / Horário: 19h30
Local: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG
Entrada franca. Info: 3409-8300 

Foto: Mauro Chantal

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.