Notícias

Homenagem ao Barroco é tema de exposição inédita da pintora mineira Ana Dias

Mostra será aberta para visitação gratuita neste sábado (4) e fica em exibição até o dia 31 de outubro na Casa Una de Cultura

Neste ano em que se comemora o bicentenário de morte do mestre do barroco, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1737-1814), a pintora mineira Ana Dias, rememora a história do grande artista na exposição inédita “Homenagem ao Barroco”. A mostra será inaugurada na Casa Una de Cultura (Rua Aimorés, 1451, Lourdes), nesta sexta-feira (3), às 19 horas, para convidados, e ficará aberta ao público em geral, para visitação gratuita, de 4 a 31 de outubro.

 

Com mais de 40 anos de pinceladas, como ela mesma gosta de dizer, e exposições realizadas em todo o país e no exterior, Ana Dias é apaixonada por artes desde pequena. Começou a descobrir sua veia artística ainda quando tinha seus 14,15 anos. “Eu era vizinha do grande artista Eduardo Souza Lima e acompanhando seu trabalho comecei a ficar encantada e a me interessar pela pintura”, lembra. Com o passar do tempo e com a experiência que foi adquirindo, Ana se despertou para a arte Barroca e esta acabou se tornando a grande paixão e referência em suas obras. “Nasci em Congonhas e sempre fui encantada pelos trabalhos do meu grande mestre Aleijadinho. A minha estrada é real, onde o assunto é a história contada por meio da arte, da cultura, do turismo, da degustação, da culinária e dos hábitos”.

 

Na exposição “Homenagem ao Barroco”, Ana Dias atualiza a conspiração e o drama Barrocos  em técnica mista sobre tela. O ouro em suas pinturas ilumina e cria conflitos, como as curvas das cimalhas e o sussurro cúmplice dos anjos. A artista pinta a tela e cria volumes de escultura. No movimento do olhar, transcende o espaço e redimensiona nossa alma no tempo, em uma experiência única. “Fiz uma técnica baseada na que Aleijadinho usava. Como artista e restauradora trabalho a tela para ela ter resistência ao longo dos anos, por isso posso afirmar que meu material é da mais alta qualidade. Cartilagem de coelho, pedra de ágata, folha de ouro são alguns dos recursos aplicados. Nesta mostra utilizei também um recurso para dar dimensão a pintura, já que ela é sempre plana”, explica.

 

Segundo Ana Dias, as obras desta mostra, que são compostas por 13 telas, contemplam aqueles que talharam na própria vida sua arte. “Acho importantíssimo reverenciarmos o nosso mestre Aleijadinho, que nos deixou essa história riquíssima e esse legado fabuloso. O tempo nunca parou para ele e nessa exposição eu dou continuidade a sua trajetória, mas dentro do meu momento. Para mim o Barroco é a arte mais autêntica do mundo”.

 

Mineira de Congonhas, para Ana Dias, a pintura é a sua verdade. Com o pincel nas mãos destilo as emoções, utilizo materiais e cores diversas, no ritmo da vida, do amor, da alegria da reflexão e da simplicidade nos traços. Faço uso de outros meios, então acontece o resultado em forma e tema. A imaginação é uma necessidade do espírito e em cada tela a gente ensaia a imaginação”.

 

Com visitação gratuita, a mostra “Homenagem ao Barroco” fica em cartaz até o dia 31 de outubro, de segunda a sexta, das 14 às 22 horas e aos sábados, das 9h às 13 horas.

 

Para mais informações, clique aqui 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.