Notícias

Inscrições abertas e gratuitas para oficinas 8ª CineBH – Mostra de Cinema de BH

Estão abertas as inscrições para as oficinas culturais oferecidas gratuitamente durante a 8ª CineBH – Mostra de Cinema de Belo Horizonte, que acontece de 16 a 23 de outubro de 2014, na capital mineira. Este ano serão nove oficinas para o público adulto com a oferta de 400 vagas (veja abaixo a relação das oficinas, período e instrutores).

 

“A cada ano a CineBH renova seu compromisso com a formação de mão-de-obra para o cinema brasileiro – questão vital para o desenvolvimento da indústria audiovisual no país. São nove modalidades para o público adulto, com o objetivo de capacitar novos profissionais e qualificar o nosso público”, afirma a coordenadora geral do evento, Raquel Hallak.

 

Os interessados em preencher uma das vagas têm até o dia 8 de outubro, até às 20 horas (horário de Brasília), para se inscreverem pelo site oficial do evento  www.cinebh.com.br. A ficha de inscrição deverá será preenchida corretamente. Cada interessado pode concorrer a apenas uma vaga, na oficina que eleger.  Após a realização da inscrição, não será permitida a troca da opção escolhida. Se o número de inscrições ultrapassar o número de vagas oferecidas, a Universo Produção fará a seleção de acordo com os critérios definidos pela comissão organizadora do evento.

 

Entre os destaque deste ano na CineBH, está a presença do renomado crítico norte-americano Tag Gallagher, que ministrará uma masterclass nos dias 17, 18 e 20 de outubro (sexta, sábado e segunda) com exibição de filmes históricos de três importantes cineastas – Roberto Rossellini, John Ford e Max Ophuls.  Esta oficina, que deve ser uma das mais disputadas, conta com 60 vagas. O cineasta argentino Santiago Loza, que terá uma retrospectiva de sua filmografia na programação da mostra, também dará uma masterclass no dia 17 de outubro (sexta), de 11h30 às 13h30.

 

Por sua vez, o cineasta Joel Pizzini ministrará a oficina O Documentário na TV: Novos conteúdos & novas formas entre os dias 18 e 20 de outubro (sábado a segunda) que pretende abordar a linguagem do documentário na TV a partir da nova perspectiva surgida após a recente legislação regulamentada pela Ancine que valoriza e garante a exibição de conteúdo nacional na TV. Dentro do mesmo universo e das novas possibilidades de produção, Mariana Brasil vai dar uma oficina intensiva de Elaboração e Apresentação de Projetos para TV, nos dias 16 e 17 de outubro (quinta e sexta); e os produtoresAlexandra Hannibal, Gudula Meinzolt, Luiz González Zaffaroni e Paola Castillo (respectivamente, EUA, Suíça, Uruguai e Chile) estarão em Belo Horizonte para ministrar um Workshop Documental no dia 17 de outubro (sexta) com foco na inserção do documentário no mercado global.

 

Como já é tradicional na CineBH, o crítico e curador da Mostra de Cinema de Tiradentes, Cléber Eduardo ministra  a oficinaAnálises e Estilos Cinematográficos, nos dias 17, 18 e 19 (sexta a domingo). Dos 30 integrantes da oficina, cinco alunos serão selecionados para formar o Júri Jovem, que vão atuar na 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes, em janeiro de 2015.

 

Com foco no mercado audiovisual brasileiro, os Superintendentes da Ancine, Felipe Vogas e Marcos Tavolari, irão ministrar oWorkshop Ancine – Fundo Setorial do Audiovisual, apresentando os mecanismos e conceitos do programa Brasil de Todas as Telas com ênfase na pauta desenvolvimento de projetos|regionalização e investimento em produção e circulação de conteúdos nos dias 17 e 18, sexta e sábado.

 

Por fim, Henrique Kopke ministra a oficina Stop-Motion como Ferramenta Didática, nos dias 18 e 19 de outubro (sábado e domingo), e os convidados internacionais Arne Kohlweyer e Matthieu Darras (Alemanha e Itália, respectivamente) oferecem um workshop de roteiro no dia 20 de outubro (segunda).

 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.