Notícias

Exposição "Infâncias Guardadas" estreia nesta sexta-feira, 2/10

Exposição comemora Mês das Crianças com imagens que retratam a infância ao longo dos séculos XIX e XX, retiradas de acervo privado do Arquivo Público Mineiro

 

O Memorial Minas Gerais Vale sedia, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e o Arquivo Público Mineiro, a exposição “INFÂNCIAS GUARDADAS – APM 120 ANOS...nas gavetas do Arquivo Público Mineiro”. A mostra, em homenagem ao Mês das Crianças, apresenta parte do acervo iconográfico do APM e faz parte das comemorações dos 120 anos da Instituição. Por meio  de imagens das diversas gerações que cresceram, brincaram e se divertiram no decorrer dos séculos XIX e XX, buscou-se retratar a infância de nossas crianças, uma importante fase na vida de cada ser humano, momento de crescimento, descobertas e aprendizagem. A exposição fica em cartaz até 1º de novembro, no hall do museu. O Memorial Vale fica na Praça da Liberdade, 640 – Funcionários, esquina com Rua Gonçalves Dias. 

As fotografias mostram crianças em diferentes idades e diversos âmbitos e vivências. Nas imagens pertencentes aos acervos privados, nota-se o cuidado familiar em fotografar as crianças e eternizar os momentos por elas vividos, desde as fotos de bebê, aniversário, carnaval, brincadeira, escola, entre outros. Nos acervos públicos, há registros de trabalho infantil e de crianças frequentando institutos de aprendizagem. Parte do acervo privado é da Família Juscelino Barbosa, importante político e jornalista de Minas Gerais que nasceu em junho de 1875, no distrito de Santa Cruz da Chapada, em Minas Novas; e faleceu em Belo Horizonte em outubro de 1947. A documentação fotográfica é de caráter pessoal e registra a infância de seus filhos e demais familiares, com fotos tiradas entre 1895 e 1971. 

O Arquivo Público Mineiro, por meio desta exposição, destaca a fotografia como uma fonte histórica e convida o público a conhecer um pouco mais da história social e cultural da infância em Minas Gerais.

 

ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO – APM 120 ANOS 

O Arquivo Público Mineiro - APM, criado na cidade de Ouro Preto em 1895, é a instituição cultural mais antiga do estado de Minas Gerais e, hoje, integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade. No ano de 1901, o APM foi transferido para a Cidade de Minas, atual Belo Horizonte. Sua sede atual foi construída em 1897 pela Comissão Construtora da Nova Capital. 

 

Atualmente, o APM é uma Superintendência da Secretaria de Estado de Cultura responsável por planejar e coordenar a gestão de documentos, executar o recolhimento, a organização, a preservação e a disponibilização dos documentos provenientes do Poder Executivo de Minas Gerais e dos arquivos privados de interesse público e social. 

 

A instituição é também um centro de referência no estado de Minas Gerais em técnicas de gestão, organização e preservação arquivísticas. A metodologia desenvolvida e aplicada é difundida por meio de publicações, assessorias técnicas, cursos, treinamentos, ciclos de palestras, seminários e projetos cooperativos para preservação de acervos. 

 

O Arquivo Público Mineiro tem sob sua guarda a documentação proveniente de órgãos do Poder Executivo da Capitania, Província, Estado e do Legislativo Provincial e Estadual até 1935, das câmaras das primeiras vilas e de arquivos privados de interesse público e social. Seu acervo é constituído de documentos manuscritos, impressos, mapas, plantas, fotografias, gravuras, filmes e livros. Sua biblioteca é especializada em história de Minas Gerais e arquivologia, contando com uma coleção de obras raras ou preciosas, publicadas entre os séculos XVI e XX. 

 

O acesso à documentação é aberto a todo cidadão, seja em sua sede ou pela internet no seu Sistema Integrado de Acesso, SIAAPM. 

 

Foto: Acervo Arquivo Publico Mineiro

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.