Notícias

Duo vencedor do Prêmio BDMG Instrumental lança CD em BH

O Guanduo, formado por Eduardo Pinheiro e Juliano Câmara, lança seu primeiro trabalho na série de shows

Os mineiros do Guanduo se apresentam na série de shows dos vencedores do 15º Prêmio BDMG Instrumental, dia 6 de outubro, às 20h30, na Fundação de Educação Artística (FEA). O duo apresenta o repertório inédito do seu novo CD, Inventos, acompanhado pelo convidado especialMárcio Bahia. O acesso é gratuito.

 

A dupla dos violões 7 cordas se apresenta ao lado dos músicos Lucas Telles (violão 7 cordas) eAulus Rodrigues (violão 6 cordas). O quarteto será acompanhado por um dos principais bateristas do país, Márcio Bahia, experiente músico que já tocou com Roberto Menescal, João Donato, Milton Nascimento e Wagner Tiso, entre outros. O baterista é integrante do Hamilton de Holanda Quinteto.

 

No repertório, o Guanduo interpreta duas músicas autorais vencedoras do prêmio, Orixá da sobrevivência e Suíte compartilhada, que integram o repertório do disco. Eduardo Pinheiro e Juliano Câmara também apresentam o melhor arranjo da 15ª edição da premiação, Lamento sertanejo, de Gilberto Gil e Dominguinhos.

 

Criado em 1999, o Prêmio BDMG Instrumental já consagrou 56 músicos mineiros, de nascimento ou residentes no estado. A premiação destaca os quatro melhores compositores e arranjadores do cenário atual da música instrumental em Minas Gerais.

 

Conheça mais sobre o Guanduo

O Guanduo é formado pelos músicos Eduardo Pinheiro e Juliano Câmara. O primeiro CD do duo de violões 7 cordas, Inventos, com composições inéditas, acaba de ser lançado. Os músicos são coordenadores, arranjadores e intérpretes do projeto Violões de Tiradentes. Na carreira solo do belo-horizontino Eduardo, premiações no Jovem Músico e Jovem Instrumentista BDMG, e seleção para a edição 2015 do programa Segunda Musical da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Bacharel em violão pela Escola de Música da UFMG, Eduardo fez aulas com Fernando Araújo, Ian Guest, Lucas Telles e Marcello Gonçalves, além de masterclasses com Marc Teicholz, Johan Fostier, Álvaro Perri, Uakti, Hamilton de Holanda, entre outros. Natural de Tiradentes, Juliano é bacharel em violão pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Unirio), sob orientação de Maria Haro e Nicolas de Souza Barros. O violonista teve aulas com Maurício Carrilho, Rogério Caetano, Caio Márcio e Pedro Araújo. Atualmente, estuda com Marcello Gonçalves e cursa mestrado em práticas interpretativas na UFRJ. Juliano também integra o Ayran Nicodemo Trio e foi segundo colocado na categoria de violão popular no concurso do Conservatório Villa-Lobos, em São Paulo, e recebeu menção honrosa no 8º concurso da Av-Rio.

 

Foto: Élcio Paraíso

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.