Notícias

Coletivo O TeatroEntre Elas apresenta espetáculo "Mãe, Raiz do Morro"

Formado por senhoras moradoras do Aglomerado Santa Lúcia e do Alto Vera Cruz, segundo espetáculo do coletivo será apresentado nos dias 04 e 05 de outubro, na Funarte MG

Pensando e discutindo o tema “Ser mãe na favela”, o Coletivo O Teatro Entre Entre Elas, projeto da Casa do Beco, tradicional e importante centro cultural localizado no Morro do Papagaio, em Belo Horizonte, promove uma temporada do seu espetáculo, “Mãe, Raiz do Morro”. Com ingressos a R$25 e R$12.50, a montagem, dirigida porFernanda Carvalho, Liliane Alves e Marcelo Oliveira, será apresentada em curta temporada, nos dias 04 e 05 de outubro, na Funarte.

“No coletivo Entre Elas, buscamos compreender o valor e a importância da coletividade e o reconhecimento no outro de valores importantes na construção de uma voz conjunta. Histórias, vivências e experiências são trocadas constantemente potencializando um lugar de direito na sociedade. Estar Entre Elas é apreender a todo momento que resistir é necessário. Resistir dentro e fora do morro. Estar Entre Elas é abrir nossa escuta em todos os sentidos, compreendendo que ser mulher e mãe exige desconstruir padrões impostos. Com isso, vamos quebrando os preconceitos e transformando pessoas, independentemente da idade. Tornamos-nos comadres em uma grande roda e seguimos abençoando todos e todas”, afirma Marcelo Oliveira, diretor e coordenador pedagógico do espetáculo.

Desenvolvendo um projeto de pesquisa documental, o Coletivo O Teatro Entre Elas tem trabalhado nos últimos dois anos com senhoras moradoras do Aglomerado Santa Lúcia e do Alto Vera Cruz a temática da maternidade na favela, produzindo, aproximadamente, 30 horas de gravação, parte da pesquisa. Além dos vídeo-depoimentos, as integrantes do projeto, juntamente com três educadores, desenvolveram cenas curtas sobre o tema para a realização da montagem teatral. A narrativa das cenas curtas estão situadas em um lugar de encontros e desencontros: uma praça qualquer, onde as senhoras contam suas lembranças e encenam histórias de outras mulheres moradoras de favela que, na luta por sobrevivência de suas famílias, descem o morro e no asfalto conquistam um lugar de respeito perante uma sociedade patriarcal. Vozes em  comunidade, como arvores enraizadas em seus valores pessoais e sociais

Por meio das técnicas do teatro, o Coletivo O Teatro Entre Elas proporciona o compartilhamento e discussão de situações do cotidiano que fazem parte de suas vidas. Os encontros semanais são realizados de maneira coletiva com aulas de musicalização, expressão corporal e vocal, psicodrama, jogos, brincadeiras e musicoterapia. Um trabalho de direção tripla, onde as educadoras juntamente com a coordenação pedagógica e as próprias mulheres participantes constroem o texto a ser encenado.

A Casa Do Beco

A Casa do Beco está localizada aos pés do Morro do Papagaio/Aglomerado Santa Lúcia, na região Centro Sul de Belo Horizonte-MG e foi criada em 2003. O espaço surgiu a partir do trabalho artístico do Grupo do Beco que, desde 1995, atua com o foco na pesquisa artística sobre o morador de favela, buscando retratar, em suas atividades, a perspectiva dessas pessoas, colocando em debate os estereótipos de violência e os estigmas da miséria. A programação da Casa do Beco conta com espetáculos e atividades como oficinas, encontros, debates, priorizando a formação cultural e o diálogo constante com a comunidade.

Foto: Roberth Michael

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.