Notícias

Festival Sabiá – celebrando a maturidade traz Novo olhar cultural para os 60 +

EVENTO GRATUITO CELEBRA A MATURIDADE, ASSIM COMO OS NOVOS PROPÓSITOS E DESEJOS DESSE PÚBLICO

Comumente, quem tem mais de 60 anos é rotulado com conceitos de “velhice”, “idosos” e até “melhor idade”. No entanto, as pessoas nesta faixa estão cada vez mais ativas e buscam por atividades e atrações culturais que estimulem seus novos propósitos e desejos. Pensando nisso, a produtora EncantaQueVoa idealizou o Festival Sabiá – Vivências da Maturidade, que será realizado dias 5 e 6 de outubro, das 9h às 18h, na Praça Floriano Peixoto.

Com entrada gratuita, o evento busca trazer um novo respiro para os 60+, com atrações variadas. O público poderá aproveitar shows, palestras, oficinas, feira de produtos e opções gastronômicas.

No sábado, a programação conta com os shows do grupo de choro Toca de Tatu, Dona Jandira sobe ao palco, acompanhada de banda e o músico Di Souza convida Sergio Pererê. Será possível participar gratuitamente das oficinas “Fotografia com Smartphones”, com a jornalista Luh Pantoja, e “Danças Urbanas para a Maturidade”, com o bailarino Alexandre Mayrink, além da palestra “Sabedoria e Experiência – Qual o valor de uma jornada de vida”, com a palestrante motivacional Patrícia Lisboa.

Já no domingo, as atividades começam com apresentação da Orquestra Jovem Sinfônica de Betânia, seguido da cantora Carolina Serdeira, o grupo instrumental Trivial convidando Chico Amaral e da banda O Trem Chic Chegou! Ao longo do dia, serão oferecidas as oficinas “Redes sociais: isso não é coisa só pra jovens” com o social media Renato Fernandes e “Oficina de Pandeiro” com a instrumentista Danuza Menezes. A palestra “Uma viagem para o meu lugar no mundo: do invisível ao visível” com a empreendedora de negócios de impacto social Giselle Lukashevich completa a programação.

“O Festival Sabiá foi pensado para expressar o protagonismo da maturidade. É um evento idealizado com a visão de vida dos novos 60+, isto é, desejo pelo novo, orgulho de sua história e abertura para conviver com todas as gerações”, conta Samir Caetanos, um dos idealizadores do projeto.

Cada detalhe foi levado em consideração. Até mesmo a ambientação do evento foi pensada de maneira que o público tenha o máximo de conforto, segurança e acessibilidade. Vale ressaltar que, embora o Festival seja dedicado a pessoas acima de 60 anos, a ideia é que as mais diversas gerações possam aproveitar as atrações e vivenciar o evento em um só ambiente.

O evento é apoiado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, e conta com o patrocínio do Banco Mercantil do Brasil e Instituto Unimed BH. Realização: EncantaQueVoa, Ministério da Cidadania, Secretaria Especial de Cultura e Governo Federal.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.