Notícias

FIC homenageia os POVOS NEGROS

Quilombos, centros culturais, igrejas, parques, praças e teatros de Minas Geraisrecebem o melhor de corais, bandas e congados

No dia 05 de outubro às 10h, acontece a apresentação do senegalês Mamour Ba e Coral Ensaio Aberto no Museu Mineiro em BH. Os artistas Sérgio Pererê e Pereira da Viola, 06 de outubro às 18h no Quilombo de Pinhões em Santa Luzia/MG. Os eventos são gratuitos.

A regência é de Mamour Ba no Museu Mineiro, do Senegal-África, músico, compositor, arranjador, multi-instrumentista, que com uma enorme bagagem musical antropológica da diáspora africana vem investigando ao longo dos anos os ritmos tradicionais do continente africano. O músico realizará uma oficina de canto com músicas africanas e de origem afro com os participantes.

As apresentações em Santa Luzia ficam por conta do violeiro e compositor Pereira da Viola que faz pesquisas da cultura popular pelo Vale do Jequitinhonha, é um dos maiores representantes da cultura negra em Minas Gerais e oriundo de um quilombo da região de Téofilo Otoni. E junto à voz que tudo se une o artista Sérgio Pererê, com o seu cardápio musical de MPB, Charango, Samba, Cavaquinho, Rock, Rebeca, Jongo, Capoeira, Jazz, Guitarra, Tango, Djembé, Blues e toda uma gama de percussão, O Congado e o Candomblé.

A programação do Festival Internacional de Corais (FIC) ocorrerá até 24 de dezembro, em aproximadamente 15 cidades mineiras e em 60 locais (aldeias indígenas, centros culturais, asilos, igrejas, hospitais, parques, praças, quilombos e teatros). Neste ano, os Povos Negros serão os homenageados, em inesquecíveis congraçamentos celebrando a vida através da música.

O FIC já integra o calendário oficial da capital mineira, passeando pelo seu rico conjunto arquitetônico e efetivando as atividades turísticas e culturais da cidade.

Foto:Marco Aurélio Prates

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.