Notícias

LUGAR DE CRIAÇÃO DO PROGRAMA CCBB EDUCATIVO TRAZ ATIVIDADES TEMÁTICAS DA EXPOSIÇÃO “PAUL KLEE – EQUILÍBRIO INSTÁVEL”

AS ATRAÇÕES GRATUITAS MISTURAM APRENDIZADO E DIVERSÃO PARA CRIANÇAS E ADULTOS

O Programa CCBB Educativo preparou uma programação especial do Lugar de Criação para interagir com as temáticas da exposição “Paul Klee – Equilíbrio Instável”. São diversas oficinas, para crianças e adultos, que estimulam o diálogo com a arte de maneira criativa e lúdica. A mostra fica em cartaz até 18 de novembro, período em que há diversas ocasiões para aproveitar o Lugar de Criação, sempre com entrada gratuita, aos sábados domingos e feriados das 11h às 13h e das 15h às 17h.

No primeiro fim de semana, nos dias 5 e 6 de outubro, a oficina Como nasce uma obra de arte? apresenta ao público a atividade “Ateliê das Cores”. Os participantes serão convidados a experimentar o mundo das cores por meio de materiais muito explorados por Paul Klee, como a aquarela e o giz pastel.

Confira a programação do Lugar de Criação em outubro

A relação de Paul Klee com a música, presente em toda a sua vida e obra, é tema da oficina Desde Pequeno, na atividade “Levar o som pra colorir” que acontece nos dias 12 e 13 de outubro. Com ajuda de crianças pequenas e seus familiares, a ideia é compor canções efêmeras a partir das formas e cores das obras de Klee e objetos sonoros, brincando de misturar percepções sensoriais.

Nos dias 19 e 20 de outubro, a Trocação de Histórias apresenta a atividade Imaginário Cotidiano – Fantoches e Mamulengos. Paul Klee foi um grande admirador do teatro popular de fantoches e criou bonecos inspirados em pessoas de seu convívio cotidiano. Nesta edição do Lugar de Criação, será feita uma relação entre a produção de Klee com os mamulengos, importantes elementos do imaginário popular brasileiro. Cada participante poderá construir fantoches a partir de seu repertório cotidiano, se divertir, criar e contar histórias.

A programação de outubro se completa com a oficina Eu faço meu brinquedo, nos dias 26 e 27 de outubro. A atividade Kleetipia propõe a realização de impressões únicas, também conhecidas como monotipias. Os materiais usados no processo são orgânicos e efêmeros: plantas, folhas e flores. Ao fim da atividade, o público poderá criar composições que dialogam com práticas desenvolvidas pelo artista durante suas aulas de pintura na Bauhaus.

Atividades de inclusão também estão na programação. Todos os domingos do mês, das 17h às 18h, é realizado o Lugar de Criação em Libras, com ações acessíveis que promovem a cultura surda por meio de jogos e temáticas artísticas nas oficinas.

Foto:Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.