Notícias

Palácio das Artes recebe espetáculo “Pru – ti – ti – Memórias de Estimação” dias 05 e 06 de outubro (sábado e domingo)

Espetáculo da Insensata Cia de Teatro, que estará em cartaz na Sala João Ceschiatti, parte do olhar lúdico e poético, com brincadeiras, músicas e lembranças dos atores, para tratar da relação afetuosa dos humanos com os animais de estimação

A Sala João Ceschiatti do Palácio das Artes recebe de 05 e 06 de outubro (sábado e domingo às 17h) o espetáculo infantil “Pru – Ti - Ti – Memórias de Estimação”. A peça da Insensata Cia de Teatro tem ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), à venda na bilheteria do teatro e site Ingresso Rápido.

O espetáculo é uma criação coletiva da Cia Insensata, que vem desenvolvendo uma pesquisa inteiramente dedicada ao Teatro para as Infâncias. Em abril de 2019 o grupo realizou o I Festival Nacional de Arte para as Infâncias de Belo Horizonte (FENAPI).

Como primeiro fruto de tais pesquisas a companhia apresentou ainda em 2014 o espetáculo “Memórias de um Quintal”, que já conta com uma longa trajetória de circulação em mostras e festivais de todo o Brasil. Em Janeiro de 2018 estrearam o espetáculo "Pru - Ti - Ti - Memórias de estimação".

O trabalho, fruto de criação coletiva da companhia, é livremente inspirado em “O Menino e o Pinto do Menino”, livro de Wander Piroli. O texto funcionou como um disparador inicial das memórias dos próprios atores/criadores: Brenda Campos, Claudio Marcio, Dário Marques e Keu Freire.

O espetáculo gira em torno da história de Cau, um garoto que troca um penico por um pintinho de estimação. A partir desta, outras histórias são remetidas pelas memórias dos atores e ganham a cena, criando oportunidades para que os atores brinquem de assumir os papéis que darão vida às memórias suscitadas – como o pipoqueiro e o pescador. O espetáculo é, ainda, uma oportunidade para tratar de temas pouco presentes em espetáculos infantis, como a frustração e a morte, a partir da perda do bichinho. Tal abordagem, fruto de pesquisas da companhia desde 2014, acontece de forma poética e cuidadosa.

"Tanto em "Pru – ti - ti" quanto em "Memórias de um quintal", nossos dois espetáculos dedicados ao teatro para as infâncias, prezamos pela fruição artística. O excesso de didatismo e moralismo perdem a vez e abrem espaços para a criação e reflexão artística para e com as crianças", explica Keu Freire. Para Brenda Campos, também atriz, diretora e idealizadora do projeto, a “infância” é algo constituinte de todo ser humano, independente da idade cronológica. “Ao pluralizar esse conceito levamos em consideração todas as infâncias que compartilham de um mesmo universo. Adultos e crianças de diversos espaços-tempos vivenciam uma mesma experiência teatral.”

Outro elemento essencial e que compõe a linguagem do espetáculo é a música. A trilha sonora original, que tem como inspiração a harmonia musical do Clube da Esquina, foi composta pelo músico/ator/diretor Dário Marques, que participou de todo o processo de criação. Além da viola, o violão e a rabeca são tocados ao vivo. Fazem parte das letras das músicas tanto as brincadeiras populares quanto as vivências dos próprios atores.

Pesquisa

Foi no ano de 2014 que a Insensata Cia de Teatro começou a desenvolver seus experimentos dedicados ao Teatro para as Infâncias, e nesta etapa da pesquisa o grupo concluiu a montagem do espetáculo “Memórias de um quintal”, que teve sua estreia em dezembro de 2015.

Dando continuidade a esta pesquisa, após cumprir diversas circulações e projetos com apresentações, vivências e oficinas teatrais por todo o Brasil, o grupo iniciou, no ano de 2017, um novo processo de criação coletiva que verticalizou seus experimentos que utilizam as memórias pessoais dos atores/diretores como ponto de partida no processo de criação cênica, culminando na montagem de “Pru – ti - ti – Memórias de Estimação”. As próprias memórias sobre os animais de estimação dos atores e diretores ofereceram as imagens, brincadeiras, apelidos, climas, cores, situações, conflitos, angústias, cheiros e diversos outros elementos ricos em teatralidades que compõem as narrativas, movimentações cênicas, cenário, figurinos, músicas e iluminação do espetáculo.

Na dramaturgia, as memórias de Caçulinha, Caroço e Manguinha se cruzam com a história de Cau, um menino que troca um penico de metal por um pintinho na "carroça do troca-troca" e, após estabelecer uma forte relação afetuosa com o bichinho, tenta a todo custo leva-lo para casa. Após convencer a sua mãe, que se torna cúmplice nessa missão, Cau consegue atingir o seu intento. Mas infelizmente, esta relação não dura muito tempo.

A criação do espetáculo é coletiva. Todos os atores/diretores propuseram juntos dinâmicas e experimentos que impulsionaram a criação dos elementos do espetáculo.

O cenário e figurino são criados tendo como base os elementos carroça, garrafas, latas, panelas, ferrugem (cores presentes na ferrugem), anilhas de latas, arruelas, parafusos: todos elementos que se fazem presentes nas memórias compartilhadas pelos atores, principalmente à memória da "carroça do troca-troca" que passava pelos bairros trocando ferro velho por pintinhos ou pipoca.

Toda a encenação é criada na busca por estabelecer uma relação muito próxima com o público, em uma criação que parte da imaginação em conjunto, em convívio. Neste atual e recente trabalho, o grupo vem obtendo um excelente retorno do público infantil e também do público adulto que, além de adentrarem no jogo cênico estabelecido no momento do espetáculo, remetem também suas próprias memórias, por meio da identificação com as várias brincadeiras e lembranças de que são parte da cultura brasileira.

Sinopse

"Pru-ti-ti - Memórias de estimação" é um dos frutos da continuada pesquisa dedicada ao Teatro para as Infâncias da Insensata Cia de Teatro. O Espetáculo conta a história de Cau, um garoto que troca latas e panelas velhas por um pintinho e transgride muitas regras para conseguir levá-lo para seu apartamento. A dramaturgia costura, ainda, as memórias sobre os animais de estimação dos Atores

Foto: Elmo Gomes

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.