Notícias

Festival de História celebra as Histórias do povo brasileiro

Bruno Leal estará no 5° #fHist em Diamantina para falar sobre o tema ‘Divulgando a História na Internet: os historiadores e o grande público’, dia 4/10, às 10h.

Bruno Leal Pastor de Carvalho é professor adjunto de História Contemporânea da Universidade de Brasília (UnB) e do Programa de Pós-Graduação em História desta mesma universidade. É também professor-colaborador do Programa de Pós-Graduação em História Pública da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Conselheiro da ANPUH-DF, fundador e editor do portal Café História. É Doutor em História Social (UFRJ, 2015). Mestre em Memória Social (UNIRIO, 2009), Especialista em História Contemporânea (PUCRS, 2010), Graduado em História (UERJ, 2006) e Comunicação Social (UFRJ, 2006). Foi professor do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem pós-doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas e justiça no pós-guerra, com especial ênfase no destino dos criminosos nazistas. Foi cocoordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos e Árabes da UFRJ, o NIEJ entre 2011 e 2018. É membro da Rede Brasileira de História Pública e da Associação das Humanidades Digitais. É organizador e autor dos livros "Expressões do Nazismo no Brasil" (Ed.Sagga, 2018) e "História Pública e Divulgação de HIstória" (Ed. Letra e Voz 2019).

Icles Rodrigues Bacharel, licenciado, mestre em História e doutorando pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Icles Rodrigues criou em 2015 o Canal ObrigaHISTÓRIA, hoje com mais de 185 mil inscritos no YouTube. Dedicado à História Geral e demais Ciências Humanas, o canal veicula regularmente vídeos expositivos que levam conteúdos acadêmicos a públicos mais amplos, explorando o alcance das novas mídias e plataformas, incluindo Facebook, Twitter, Instagram e Spotfy, entre outras, para a divulgação destas temáticas. Desde 2013, o catarinense Icles Rodrigues pesquisa as relações entre música e discursos militaristas e nacionalistas nos Estados Unidos e na Europa, especialmente no Heavy Metal.

Histórias do povo brasileiro. Este é o eixo temático da quinta edição do Festival de História que oferecerá em Diamantina (MG) entre os dias 2 e 5 de outubro, uma programação inédita de reflexões, debates, oficinas, cursos, prosas com autores e atividades artísticas com foco na diversidade da formação histórica e cultural da sociedade brasileira.

Inspiradas na obra de Darcy Ribeiro, as dez mesas de debates do 5º fHist resgatam o processo de formação do povo brasileiro, abordando temas como Visões do passado: migrações pré-colombianas; o Brasil Indígena; História da Escravidão; o Brasil das Mulheres; Imagem e a representação do povo negro na História; e DNA das migrações na História da Alimentação no Brasil.

Foto:Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.