Notícias

Livro “Sobre o Rio”, que apresenta projeto de sinalização dos córregos canalizados de Belo Horizonte, será lançado neste sábado, 8 de outubro, na Academia Mineira de Letras

Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura De Belo Horizonte

A artista mineira Isabela Prado lança o livro “Sobre o Rio” e amplia a discussão promovida por sua obra mais recente: a intervenção urbana permanente que sinalizou com placas os córregos invisibilizados no perímetro central de Belo Horizonte. Além de registrar o histórico da obra da artista e professora da Escola de Belas Artes da UFMG, a publicação reúne textos inéditos de autores especializados. O livro será lançado neste sábado, 08 de outubro, às 10h, na Academia Mineira de Letras. Na ocasião, Isabela participa de uma conversa com o público, acompanhada por Michele Arroyo e Roberto Monte-Mór, que contribuem com textos para o livro.

Na mesma data e horário, 8/10, às 10h, a Academia Mineira de Letras abre a exposição “Cartografia Imaginária: Rua da Bahia”, com curadoria de Marconi Drummond e Maurício Meirelles. A mostra propõe um olhar contemporâneo sobre a história literária e urbana da Rua da Bahia. Tomando a via como personagem, a intenção dos curadores do projeto é investigar e narrar a trajetória da construção material e simbólica da Rua da Bahia ao longo do tempo. Organizada em torno de dez núcleos expositivos que dialogam entre si, a exposição percorre a via e suas cercanias, desde o Ribeirão Arrudas até a Praça da Liberdade. Isabela Prado participa da mostra no núcleo expositivo intitulado Um rio (in)visível. A exposição fica em cartaz até o dia 15 de novembro de 2022, com entrada gratuita, com visitação de terça a sexta de 10h às 19h e sábado de 10h às 16h.

Livro Sobre o Rio

Resgatar o invisível, mergulhar em uma memória apagada da cidade e caminhar sobre as águas. Por mais surpreendente que seja, o mundo ainda não acabou. Mas quem transita por Belo Horizonte, passando pelo movimentado cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Avenida Brasil, poderá precisar o local onde ele acaba. O “Acaba-Mundo” é um córrego que cruzava o arraial do Curral del Rei, este sítio para onde, em 1897, transferiu-se a capital de Minas Gerais. Onde antes corria apenas água, hoje correm ônibus lotados, carros e motoqueiros apressados. Quem sabe uma pessoa empurrando um carrinho de bebê, quem sabe um pedestre ou uma criança aprendendo a ler, desvie seu olhar do Tiradentes em bronze que dá nome àquela praça e se atente a uma placa. O “Acaba-Mundo” corria sobre o Curral del Rei e ainda corre, hoje, abaixo do asfalto, dos veículos e dos pés que caminham pelo centro de Belo Horizonte. Diferente da estátua do mártir da Inconfidência, Sobre o rio é um outro tipo de monumento a esta cidade.

Entre 2018 e 2021, Isabela Prado realizou o projeto Sobre o rio: uma intervenção urbana permanente nas ruas da capital mineira. Sobre o rio compõe a trajetória de Isabela Prado que, desde 2006, desenvolve diferentes proposições artísticas sobre a presença hidrográfica na cidade. O conjunto destes trabalhos compõe uma pesquisa mais ampla chamada Entre rios e ruas, que nos convida a refletir criticamente, a partir de um olhar sensível, para a dinâmica hídrica e hidrográfica na cidade. A produção de Isabela aponta para os desdobramentos afetivos e históricos das relações estabelecidas entre ambiente e habitantes do espaço urbano.

“Sobre o rio tem um caráter público, pois é executado nas ruas. Dá visibilidade a algo que está invisível e reinsere os córregos como elemento da paisagem da cidade. A partir do momento em que a presença dos córregos é identificada, relembrada, por meio das placas de sinalização, sua existência passa a ser algo natural, reconhecida pelos cidadãos que transitam em Belo Horizonte. O trabalho promove, assim, uma nova relação entre a cidade e seus habitantes, engajando toda a sociedade no (re)conhecimento deste corpo d’água que habita a cidade.” (Isabela Prado)

Com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, em colaboração com a Prefeitura da cidade, a artista inseriu aproximadamente 230 placas de esquina dentro do perímetro da Avenida do Contorno, indicando a presença de córregos canalizados que subterraneamente percorrem suas ruas: Leitão, Serra, Acaba-Mundo, Mendonça, Zoológico, Barro Preto e Afluente Serra, todos integrantes da Bacia do Ribeirão Arrudas.

A PUBLICAÇÃO

Com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e de 360 apoiadores de uma campanha de financiamento coletivo realizada no final de 2021, a publicação apresenta os processos de criação, reflexão e diferentes registros da obra Sobre o rio, e reúne contribuições de diversos autores. Em Sobre o rio, a arte contemporânea tem o papel de provocar uma reflexão acerca da cidade, em diálogo com outras áreas, como o meio ambiente, o patrimônio, e o urbanismo.

A edição bilíngue (português e inglês) traz textos inéditos de Michele Arroyo, Alessandro Borsagli, Josué Mattos, Roberto Luís Monte-Mór e Guilherme Wisnik, além de uma entrevista realizada pelos curadores Clarissa Diniz e Josué Mattos com a artista Isabela Prado. O livro reúne documentações e reflexões acerca do projeto, bem como lança luz em torno das pesquisas que Isabela Prado vem realizando desde 2006, as quais desaguaram em Sobre o rio.

Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura De Belo Horizonte - Projeto 0118 / 2017. Patrocínios: Bdmg Cultural E Uni-BH.

SOBRE A ARTISTA

Isabela Prado é artista visual, mestre em Artes pela Indiana University (EUA) e professora da Escola de Belas Artes da UFMG. Participou de programas de residência artística em diversos países e de exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Foi contemplada com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011, com o projeto Entre Rios e Ruas. Em 2016, publicou o livro Lição: se essa rua fosse um rio. Artista finalista do Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas 2019. Autora do projeto de intervenção urbana Sobre o rio (2018-2021).

SERVIÇO: Lançamento LIVRO: “Sobre o Rio”, de Isabela Prado
Dia 08 de outubro, sábado, das 10h00 às 13h00.
Academia Mineira de Letras. Rua da Bahia, 1466, Lourdes.
Informações: (31) 3222-5764

Foto: Studio Tertúlia70

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.