Notícias

Artista transforma tronco de videira em objeto tridimensional, que poderá ser visto no Centro Cultural UFMG

A classificação é livre

O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição do objeto ‘Luz’, da artista Conceição Perrout, na sexta-feira, dia 07 de outubro de 2022, às 19 horas. A mostra tem a curadoria do professor Fabrício Fernandino e poderá ser vista até o dia 15 de novembro de 2022. A entrada é gratuita e integra o projeto Escultura no Centro, que destaca os trabalhos tridimensionais desenvolvidos por alunos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG. A classificação é livre.

Luz

A obra representa a memória de uma videira, que fez parte da história pessoal da artista por mais de 20 anos, reforçando a potência da vida em todo o seu significado: a uva, o tronco, os ramos que a cobrem, acolhem, protegem e iluminam.

Conceição descreve que “a luz da obra pulsa, como um coração vivo, ao sentir a presença do espectador, que tem a oportunidade de admirar e descobrir a vida na memória da planta. A vida, a força, a luz. Luz”.

Memórias afetivas

Perrout pesquisa as maneiras e os modos de expressar opiniões referentes às memórias afetivas que habitam as pessoas. Sua trajetória pessoal se desenvolveu sempre ligada aos contatos pessoais com adultos e crianças, assim como a curiosidade pela natureza, seus elementos, desenvolvimento e preservação.

Para a artista arte é expressão do que há dentro, são as manifestações emocionais ocorridas em quaisquer campos de vivência. Sua caminhada se pauta na busca incessante de transformar revelando vida.

A artista

Conceição Aparecida Perrout Cerqueira iniciou sua trajetória profissional nos campos da educação e da psicologia. Em ambas pôde aplicar a arte como recurso nos processos vivenciados. Aluna de Artes Visuais na Escola de Belas Artes da UFMG, a artista define seu processo criativo a partir da tríade emoção, sensibilidade e arte.

Escultura no Centro

O projeto busca valorizar e expor os trabalhos tridimensionais desenvolvidos pelos graduandos e pós-graduandos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG.

Luz - Conceição Perrout
Período expositivo: 07/10 a 15/11/2022
Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h
Espaço Expositivo Vão da Escada
Classificação: livre
Entrada gratuita

Foto: Fabrício Fernandino

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.