Notícias

Em fotolivro, estudantes da UFMG refletem sobre vivências e identidades LGBTQIA+

Obra, que reúne fotografias analógicas, é resultado de trabalho de conclusão do curso de jornalismo

Quem são os jovens LGBTQIA+ de Belo Horizonte? Quais espaços eles ocupam? Em seu trabalho de conclusão de curso, as graduandas da UFMG em jornalismo Luísa Lombardi e Luiza Ferreira revelam, por meio da fotografia analógica, alguns dos espaços individuais dessa comunidade. Com base nessa fotoperformance, as discentes buscam trazer para a cena não só suas experiências pessoais como também novas formas de ver e pensar as identidades LGBTQIA+. 

Segundo as alunas, a proposta que seguiram faz parte de um pensamento sobre a importância da ampliação de trabalhos artísticos e gerais sobre a expressão das identidades. Em meio ao isolamento social da pandemia de covid-19, as duas se voltaram para a relevância da própria casa do ponto de vista de uma pessoa LGBTQIA+, o que resultou no fotolivro F/R/ESTAS. “Pensar sobre casa, espaço doméstico, é um assunto muito caro para as pessoas de identidade LGBTQIA+, porque o espaço da casa muitas vezes não é um lugar seguro (...) e deveria ser um lugar de conforto, de segurança", afirma Luiza Ferreira.

Saiba mais em reportagem produzida pela TV UFMG (equipe: Laura Bragança – produção; Otávio Zonatto - edição de imagens; Ruleandson do Carmo, Vitória Brunini e Flávia Moraes - edição de conteúdo).

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.