Notícias

Outubro no Espaço do Conhecimento UFMG tem programação diversa e com foco na criançada

Programação tem iluminação rosa da Fachada Digital, Semana da Criança, sessões no planetário, concerto para bebês e outras atrações

Outubro é um mês com muitas datas comemorativas, inclusive o Dia das Crianças (12), o Dia do Professor (15) e, ainda, o Outubro Rosa. O Espaço do Conhecimento UFMG preparou uma programação especial para todas as celebrações. À exceção das sessões do Planetário, todas as atividades são gratuitas.

Haverá exposições, sessões no planetário, observação noturna e solar. Entre 11 e 16 de outubro, o museu realizará uma programação especial para a Semana da Criança, que contará com atividades diárias, de terça a domingo (confira a programação da Semana da Criança). E em apoio ao Outubro Rosa, que alerta mulheres para o conhecimento do próprio corpo e realização do exame nas mamas, o museu chama a atenção para o movimento colorindo sua Fachada Digital de rosa durante todo o mês.

Outubro Rosa na Fachada Digital
Quando: até 31 de outubro
Onde: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários).

Exposição de fotos de Edgar Kanaykõ Xakriabá na Fachada Digital
Quando: durante todo o mês de outubro, das 18h às 22h
Onde: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários).

Sessões do Planetário
De terça a domingo - confira dias, horários e sinopse em www.ufmg.br/espacodoconhecimento/sessoes-de-planetario

Descobrindo o Céu - Missões Artemis: de volta à Lua e indo além!

As missões Artemis são os primeiros passos da Nasa, juntamente com parceiros comerciais e internacionais, para estabelecer uma presença humana sustentável e permanente na Lua. O objetivo a longo prazo é criar uma base lunar e dar o próximo grande salto na exploração espacial: enviar os primeiros astronautas a Marte. No dia 6 de outubro, será realizada uma conversa ao vivo sobre o tema.

Quando: 6 de outubro, às 17h
Público: livre
Onde: youtube.com/espacoufmg

Observação Noturnas e Solares

O quinto andar do Espaço do Conhecimento UFMG oferece uma experiência completa de observação astronômica. O Terraço Astronômico tem um teto retrátil que permite a observação celeste por meio da utilização de telescópios.

A Observação Noturna acontece aos sábados, das 19h às 20h45. Retirada de 70 senhas a partir das 17h30.
A Observação Solar ocorre aos domingos, das 11h às 12h45h. Retirada de 70 senhas a partir das 10h.
Público: aberto a todos públicos
Local: Espaço do Conhecimento UFMG

Oficina Desvendando as Constelações Guarani

Contação de histórias sobre as constelações do povo Guarani. Na atividade, são abordados os nomes que os povos Guarani dão às suas constelações, o significado dessas representações para esses povos e a relação do céu com o seu cotidiano.

Quando: 8 de outubro, às 15h
Estimativa de duração: 1 hora
Público: crianças, jovens e adultos
Número de vagas: até 15 pessoas

Oficina Desdobrando o Museu: Aves do Sertão

A atividade é um convite para a construção de origamis (dobraduras em papel), com inspiração na instalação Ave, Sertão!, da artista Dilce Laranjeira, na exposição virtual Sertão Mundo.

Quando: 9 de outubro, às 15h
Estimativa de duração: 1 hora
Público: crianças a partir de 6 anos, adolescentes, jovens e adultos
Número de vagas: até 15 pessoas

Papo em Pauta: Musicalização na Primeira Infância: Cognição, Desenvolvimento e Interação

Convidados: Angelita Broock (professora da Escola de Música da UFMG e diretora do Centro de Musicalização Integrado) / Betânia Parizzi (professora da Escola de Música da UFMG e autora de livros sobre música, cognição e educação musical) e Sol e Mares Monteiro (aluno da Escola de Música da UFMG, professor do Centro de Musicalização Integrado)

Quando: 15 de outubro, às 17h
Estimativa de duração: 1 hora
Público: professores, educadores e interessados no tema

Oficina Jogos e Brincadeiras Africanas

Jogos e brincadeiras africanas, presentes no livro Brincadeiras Africanas para a Educação Cultural. Serão quatro brincadeiras e uma música, com o propósito de representar os diferentes jogos que as crianças brincam, misturando os jogos com curiosidades sobre os países do continente Africano.

Quando: 16 de outubro, às 15h
Público: crianças, jovens e adultos
Número de vagas: até 15 pessoas

Educação na Praça - Potencial dos jogos digitais nos processos de ensino aprendizagem: Jogo Educacional Conecta Chronos

Na atividade, será abordado o potencial dos jogos digitais nos processos de ensino aprendizagem com apresentação do jogo Conecta Chronos, desenvolvido por Laryssa Cristine Cardoso Oliveira, no Mestrado Profissional em Educação e Docência do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG em parceria com o Espaço do Conhecimento UFMG. Trata-se de um game destinado a museus e centros de ciências.

Quando: 22 de outubro, às 10h
Estimativa de duração: 1 hora e 30 minutos
Público: educadores em geral, estudantes de licenciatura e demais interessados no tema
Número de vagas: 40 vagas (inscrições prévias pelo formulário forms.gle/1NWbh85iHZPnZrvb7)

Sábado com Libras: Libras para professores e educadores

A atividade é uma oportunidade de participar de visitas à exposição Demasiado Humano, mediadas em português e em Libras por Dinalva Andrade, atriz e intérprete de Libras, e pela aluna do curso de Letras/Libras da UFMG, Bárbara Vítor. A participação não exige nenhum conhecimento prévio da Língua Brasileira de Sinais.

Quando: 22 de outurbo, às 14h
Estimativa de duração: 1 hora
Público: a partir de 10 anos (jovens e adultos, trabalhadores e educadores de museus e professores).
Número de vagas: até 30 pessoas

Tecendo histórias: oficina de tecelagem

A oficina tem como proposta a criação de pequenos tapetes com a técnica de tecelagem manual, partindo de uma história pessoal e transformando-a em uma imagem abstrata com linhas. A atividade se relaciona com a instalação das faladeiras, presente na exposição Demasiado Humano, a partir da qual é possível relacionar a conversa, história, tradição e arte.

Quando: 23/10, às 15h
Estimativa de duração: 1h
Público: crianças, jovens e adultos
Número de vagas: até 15 pessoas

Multiverso: Concerto para bebês Dó-Mi-Bebê

Existem pesquisas que comprovam que a música é a atividade humana que mais mobiliza simultaneamente todas as partes do cérebro. O Concerto para Bebês foi inspirado em estudos da neurociência sobre o desenvolvimento musical da criança. Nesse concerto interativo, músicos, bebês, pais e o público em geral viverão momentos mágicos de leveza e alegria.

Quando: 29 de ouutbro, às 17h
Público: crianças, jovens e adultos
Número de vagas: 60 vagas
Local: presencial no 5º andar do museu
Coordenadoras: professoras Betânia Parizzi (UFMG) e Angelita Broock (UFMG)

Visita mediada Ciência em Cordel na exposição Demasiado Humano

A visita pretende despertar o interesse dos participantes para o conhecimento científico por meio dos cordéis, forma de literatura popular que provém dos versos falados. Durante a mediação, serão abordados fenômenos astronômicos, entre outros temas. Exposição de longa duração do Espaço do Conhecimento, a Demasiado Humano explora as relações estabelecidas entre as culturas na produção e aquisição de conhecimento. A mostra apresenta ao público o resultado de diversas pesquisas desenvolvidas na UFMG, nas áreas de astrofísica, paleontologia, genética, arqueologia, antropologia, literatura, linguística, história e ecologia.

Quando: 30 de outubro, às 15h
Estimativa de duração: 1 hora
Público: crianças, jovens e adultos
Número de vagas: até 15 pessoas

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. O Espaço é ligado à Pró-reitoria de Cultura (Procult) e integra o Circuito Liberdade. É amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Foto: kayke-quadros

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.