Notícias

Show Negociando Tempos, do Duo Amâncio e Rodrigues, no Conservatório UFMG

Gil Amâncio e Mauro Rodrigues têm desenvolvido uma cooperação artística de forma intermite desde a década de 1980

Gil Amâncio e Mauro Rodrigues têm desenvolvido uma cooperação artística de forma intermite desde a década de 1980. O trabalho explora as possibilidades de compor juntos, negociando tempos e descobrindo jeitos de improvisar, deixando sempre uma porta aberta para o momento da performance. Há uma profícua fricção de musicalidades, característica da tradição musical no diverso Brasil. Entram no tacho a matriz afro-diaspórica, a europeia, a nativa, a oriental, constituindo uma criação que toma forma “no meio da travessia”.

Depoimento

Para esta apresentação preparamos composições que têm surgido em nossos laboratórios de criação nos últimos meses, ao lado de interpretações de peças da tradição ocidental e oriental, incluindo Bach, Debussy e Gurdjieff/de Hartmann. Nosso trabalho tem se desenvolvido em torno da ideia de “negociar tempos”. Essa negociação é um fundamento para a interação musical (e não só musical), que está no cerne do groove. Groove é uma palavra estrangeira que temos ressignificado, como tantas outras, o que parece ser uma característica de nossa cultura. Ela expressa um conceito de balanço, levada, bossa, e se refere a possibilidade de uma sincronia ou alinhamento de tempos e pulsações. Um elemento importante no que estamos tentando é a guia, como metro e referência para o alinhamento. Muitas destas novas composições aparecem a partir de uma guia rítmica. Finalmente a improvisação tem um papel central na ação musical, tanto na performance quanto na composição, é a partir dela que nos movemos, é a “alma do negócio”.

Sobre os artistas 

Gil Amâncio

A interação de Gil Amâncio com o trabalho da dançarina Marlene Silva, na década de 70/80 despertou seu interesse por conhecer a cultura negra e desde então tornou-se um dos principais focos de sua atuação. Participou como cantor e percussionista da produção da Missa dos Quilombos. Fundou junto com Rui Moreira, Guda e Ricardo Aleixo a “Companhia SeráQuê?”. Tem também desenvolvido intenso trabalho de arte/educação de jovens no município de Belo Horizonte assim como na interação com a pós-graduação na UFMG.

Mauro Rodrigues 

Graduado em flauta pela UFMG, mestrado pelo CBM (RJ) e doutorado em Artes pela UFMG e pós-doutorado na UNIRIO (RJ). Atualmente é professor na Escola de Música da UFMG. Tem lançados os seguintes trabalhos autorais: Edição Brasileira (Karmin 2001), Um Sopro de Brasil (Núcleo Contemporâneo 2004), Suíte para os Orixás (independente 2006), Misturada Orquestra (independente - 2011), e Cru, Cozido e Repartido (independente 2018).

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Negociando Tempos
Duo Amâncio e Rodrigues
Data: 13 de outubro de 2022 
Quinta-feira / Horário: 19h30
Local: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG
Entrada franca. Info: 3409-8300

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.