Notícias

Hip Hop em movimento: 39 anos de rap em BH

São 11 apresentações ao longo do semestre, com artistas e obras de diferentes períodos e estilos da música brasileira dos últimos 200 anos

No dia 11 de outubro, terça-feira às 19h30, a série Conexões Musicais* recebe, Roger Deff - Hip Hop em movimento: 39 anos de rap em BH. A periferia, o centro, o urbano, a vida cotidiana e seus vários aspectos são as inspirações do rapper, jornalista e pesquisador Roger Deff, uma das vozes mais atuantes do rap na capital mineira. Com discurso engajado, o trabalho aborda questões sociais e reflete sobre a contribuição população negra ao mesmo tempo em que denuncia suas mazelas. Após lançar os álbuns Etnografia Suburbana (2019) e Pra Romper Fronteira (2021) o MC prepara seu terceiro disco, Alegoria da Paisagem, previsto para 2023.

Especial 2022: Retratos do Brasil

A apresentação integra a programação “Especial 2022: Retratos do Brasil”, projeto do Conservatório UFMG que marca o bicentenário da independência do Brasil com concertos e shows que retratam manifestações muito diversas de música brasileira e ajudam a refletir sobre nossa identidade plural. Artistas renomados e de larga experiência em campos musicais específicos estarão dividindo sua música, suas ideias e sua vivência dentro do grande universo da música brasileira. 

São 11 apresentações ao longo do semestre, com artistas e obras de diferentes períodos e estilos da música brasileira dos últimos 200 anos. Dentre as temáticas abordadas estão o choro, o samba, o rap, as canções brasileiras (eruditas e populares), a música instrumental, as musicalidades indígenas e afro-brasileiras, a música para a infância e as criações contemporâneas.

Sobre Roger Deff:

Roger Deff iniciou sua caminhada com o grupo Julgamento, com o qual gravou três álbuns - No foco do CAOS (2008), Muito Além (2011) e Boa Noite (2018). Em 2019 lançou seu primeiro álbum solo intitulado “Etnografia Suburbana” trabalho no qual o artista aborda a relação entre periferia e centro bem como a contribuição cultural da diáspora negra e as várias questões relacionadas à identidade negra e periférica. Produzido por Edgar Filho e Ricardo Cunha, o álbum passeia pela diversidade musical de matriz africana, tendo o rap como ponto central e navegando por estilos como o funk, o rock, o samba e o maracatu.  O trabalho conta ainda com as participações de Flávio Renegado, Ricardo HD, Douglas Din, Celton Oliveira, Luciano Cuica Play, Michelle Oliveira e Richard Neves (Pato Fu). Em 2020 o artista se dedicou aos trabalhos em parcerias estabelecendo conexões com artistas de universos musicais distintos, a exemplo do single “Reflexões do Isolamento” produzido em parceria com o músico Barulhista e o remix “Pro Combate”, com a participação do DJ Hamilton Jr. e produção do Poliphônicos, ambos produzidos e lançados em meio à pandemia. Em 2021 Deff realiza participações como artistas diversas como Loss, Elisa de Sena e Raul Zion (Pequena Morte). 2021 marcou a chegada do segundo álbum, “Pra Romper Fronteiras” trabalho no qual o rapper homenageia as bases do Hip Hop. 

Repertório:

1 Na Missão (Roger Deff)
2 Pro Combate (Roger Deff)
3 Etnografia Suburbana (Roger Deff e Celton Oliveira)
4 Um MC (Roger Deff)
5 Pra Romper Fronteiras (Roger Deff)
6 O Mesmo Processo (Roger Deff)
7 Corpo Estendido (Roger Deff e Douglas Din)
8 Vida que vem (Roger Deff e Celton Oliveira)
9 Fazendo o Som (Roger Deff)

10 Babel (Roger Deff e Shabê)
11 Utópico (Roger Deff)
12 Ladeira (Roger Deff e Renegado)
13 Conexões (Roger Deff e Sérgio Pererê)
14 É Pra Ser (Roger Deff)
15 Eu Vi Zumbí Nem Florescer (Roger Deff e Michelle Oliveira)
16 Nada Será Como Antes (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos – versão Roger Deff, Ricardo HD e Sérgio Goiffoni)

Redes Sociais Roger Deff:

Instagram: @rogerdeffmc 
Youtube: https://www.youtube.com/c/RogerDeff  

*CONEXÕES MUSICAIS – Série de concertos com artistas convidados de outras instituições e estados.

CONEXÕES MUSICAIS
Especial 2022: Retratos do Brasil
Hip Hop em movimento: 39 anos de rap em BH - Roger Deff
Data: 11 de outubro de 2022 
Terça-feira / Horário: 19h30
Local: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG
Entrada franca. Info: 3409-8300

Foto: Maria Navarro

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.